A primeira igreja batista de origem leta no Brasil remonta o ano de 1892 e foi instalada em Orleans. O local escolhido para o 72º Congresso da Associação Batista Leta do Brasil.
Uma vasta programação vem acontecendo. A manhã deste sábado foi marcada pela apresentação do Coral Maestro Gunars Tiss e também da Banda Estrela do Oriente com a participação de Tony Cascaes, na praça Celso Ramos.
Ainda pela manhã na Igreja Batista de Orleans, no centro da cidade, aconteceu workshop com a médica Kátia Sheylla Malta Purim e a psicóloga Kristīne Mažis. Ambas abordaram o tema “A Relevância do leto no ambiente social em que vive”.
Ônibus e carros estavam a disponíveis para passeio pelo interior de Orleans, visitando pontos turísticos do município.
O Presidente da Ordem dos Pastores Batistas de Santa Catarina, Pastor Silas Leepkaln e Pastor da 1ª Igreja Batista de Camboriú estiveram no Auditório do Unibave em um momento voltados aos pastores.
Também dentro da programação deste sábado, havia a visita a igreja em Rio Novo; local da primeira igreja batista de origem leta no Brail. Momento Mūsu Vēsture (A nossa história) e palavra do presidente da ABLB, Pr. Benjamim W. Keidann.
Às 18h, jantar no CTG e logo após às 19h culto no Auditório do Unibave seguido por chá, tradição leta. Também estão programadas atividades aos jovens, coordenadas por Andreis Gustavo Malta Purim que, na oportunidade, contará sobre sua experiência como voluntário na Guerra na Ucrânia.
Amanhã dia 11 de junho (domingo) às 8h15 no Auditório do Unibave, acontece a Assembleia ABLB seguido de culto de encerramento.
O Congresso teve início na última quinta-feira e contou com a presença do vice prefeito Mário Coan representando o governo municipal. Ele pontua a satisfação em receber o congresso que reúne pessoas de todo o mundo. Alguns inclusive conterrâneos do Rio Novo e Barra do Rio Novo.