O lançamento da Feagro 2023 aconteceu nesta quinta-feira, dia 25 de maio, em Braço do Norte. A Feira e Exposição Agropecuária do Vale de Braço do Norte e região, acontecerá de 06 a 09 de julho, no Parque de Exposições Huberto Oenning, na Rod. SC 108 – Km 02 – no bairro Represa. A feira estima um público superior a 60 mil pessoas, com uma expectativa de atingir cerca de 100 milhões em negócios.
O Secretário de Agricultura de Braço do Norte, Adir Engels, pontuou na oportunidade que “as feiras agropecuárias de verdade estão se acabando não só, no nosso estado, mais em todo o país. Por isso a união da Feagro com o turismo”, ressalta ao falar do tema que este ano tem o slogan “ A Força do Agronegócio no Sul Catarinense”, tem como objetivo valorizar e fortalecer a agricultura e o turismo da região.
Um potencial que ainda é pouco conhecido no restante do Estado. O turismo integrado com a agronegócio tem uma importância econômica muito grande para o Sul Catarinense, destacam. A região conta com uma grande variedade de atrações turísticas, como a Serra do Rio do Rastro e do Corvo Branco, as águas termais em Gravatal, as pousadas no costão da serra em Grão Pará, a Capital da Agroecologia em Santa Rosa de Lima, as tradições alemãs em São Martinho, entre outros locais.
O agronegócio possui uma das maiores produções de peixes de água doce do Estado, 45% dos suinocultores independentes, a segunda maior bacia leiteira, associada a um dos melhores plantéis de Gado Jersey do país. Ainda a maior produtora de ovos de postura, a principal produtora de arroz, a maior exposição de Gado Jersey da América Latina em número de animais, grande número de frigoríficos de suínos e laticínios, sendo assim uma das regiões mais importantes para a agricultura do Estado Catarinense.
Na oportunidade a comissão apresentou as novidades para esta edição, bem como as melhorias que acontecerão durante a feira deste ano, assim como as regras do evento para os expositores.
A coletiva de lançamento que aconteceu nas dependências da AFUC – Associação da Cerbranorte, Rua Deputado Frederico Kuerten, s/n, Centro, Braço do Norte. Contou com a presença de lideranças municipais, Legislativo, Epagri, Cidasc, Unibave, entidades, associações, expositores e imprensa.
A Porta Voz da Feira de 2023 Maria Rosinete de Souza Effting, apresentada na oportunidade chega com o objetivo de estar representando a feira nos eventos regionais e sanando as duvidas da imprensa e expositores.
Serão cerca de 105 empresas participantes. Cerca de 400 animais, sendo gados da raça Jersey, Holandesa, Brahman, Nelore, e ainda, suínos, aves, cavalos e muito mais. Em uma área de mais de 165 mil m² de área utilizada, desde estandes, pista de julgamento e estacionamento, que contará também com simpósios e shows.
Por: Gerciana Ascari- Imprensa News Sul