O segundo caso de Dengue foi confirmado pela Secretaria de Saúde de Gravatal nesta quinta-feira, dia 11 de maio. Trata-se de um homem de 39 anos. O morador apresentou os primeiros sintomas no início do mês. Já foi tratado e está bem. O local onde ocorreu a transmissão ainda é investigado. O primeiro caso no Município foi registrado no dia 04 de maio.
Também foi contabilizado o segundo foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Ele foi encontrado no bairro Termas. As ações de combate ao mosquito continuam sendo feitas pelos agentes de Endemias e servidores da Saúde.
Para conscientizar a população, a Secretaria de Saúde realiza palestras nas escolas, entrega de material informativo através das agentes comunitárias de saúde, capacitação de médicos e enfermeiros, entre outras ações.
O Município de Gravatal contabiliza sete casos suspeitos, sendo um já descartado. Semanalmente, a Secretaria Municipal de Saúde divulga um boletim informativo sobre os registros da Dengue.
Sintomas
Fique atento aos sintomas, como por exemplo, febre alta e persistente, acompanhada de enjoos e vômitos, dor de cabeça constante, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, cansaço excessivo e dor nas articulações. Se este for o caso, procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência.
Cuidados
Para combater a proliferação do Mosquito Aedes Aegypt é necessário tomar alguns cuidados domésticos. Não deixe recipientes que possam acumular água a céu aberto, como latas, baldes, vasos de plantas, potes, pneus, caixas d’água destampadas, e outros do gênero. Da mesma forma, mantenha quintais, pátios, jardins e outros espaços limpos.
Denúncias
Em casos de suspeita de foco do mosquito da dengue, entre em contato em um dos telefones: (48) 3648-2844, (48) 3642-3246 e (48) 3642-3247.
Por Daiane Fernandes – Comunicação Social/PMG