21 janeiro 2025 - 5:14
- Anúncio -

Içara e Sombrio recebem o Dia do Grafite sobre Diversidade e Inclusão

Alunos da EMEF Quintino Rizzieri, em Içara, e os jovens atendidos pela Casa de Cultura, em Sombrio, grafitaram os muros de suas instituições em ação educacional e artística do projeto Comunidades Criativas

A edição do Dia do Grafite em Içara e Sombrio foi um sucesso. Nos dias 27 e 28, respectivamente, na EMEF Quintino Rizzieri, em Içara, e na Casa de Cultura, em Sombrio, a intervenção artística e educacional reuniu 41 jovens das instituições beneficiadas e participantes do Comunidades Criativas. A garotada contou com a monitoria de Ricardo Herok, grafiteiro profissional da cidade, e juntos presentearam os muros das instituições com uma arte única. Por meio da arte do grafite, puderam expressar seu entendimento sobre Diversidade e Inclusão, tema central do Comunidades Criativas que percorre 22 instituições sociais em 21 cidades brasileiras. Em Içara e Sombrio, o projeto tem o apoio do Instituto CCR, no trecho da CCR ViaCosteira.

O grafite coletivo teve inspiração nos desenhos dos jovens das próprias instituições, vencedores da etapa de votação pela internet onde concorreram 21 finalistas. Em içara o desenho vencedor foi da jovem Erika Taina de Almeida, aluna da EMEF Quintino Rizzieri, e em Sombrio a o desenho vencedor foi do jovem Samuel Valencio, atendido pela Casa de Cultura de Sombrio.

“Cores múltiplas, traços fortes e mensagens marcantes são pontos em comum nas duas ilustrações vencedoras, mas ainda assim há belezas peculiaridades, o que também representa a diversidade e a inclusão”, comenta Allan de Amorim, responsável pela produção do Comunidades Criativas. “Ficamos muito felizes com o resultado final, pois tanto os desenhos de inspiração quanto a ação do Dia do Grafite demonstram que os jovens envolvidos se engajaram na proposta educativa do projeto que é promover uma reflexão cidadã sobre diversidade e inclusão, utilizando o grafite como forma de expressão e identidade cultural”, complementa Allan.

Confira aqui as imagens do Dia do Grafite dos jovens do Comunidades Criativas, em Içara e aqui as imagens de Sombrio.

Sobre o projeto Comunidades Criativas

O Comunidades Criativasé uma realização da Flamingo Comunicação, produção da Horizonte Educação e Comunicação e apoio do Instituto CCR e suas concessionárias locais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em Içara e Sombrio, o apoio local é da CCR ViaCosteira.

A iniciativa é um projeto cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão para que as comunidades envolvidas reflitam sobre a Diversidade e a Inclusão. Com esta missão, o projeto percorre 22 instituições de 21 cidades brasileiras. A iniciativa é exclusivamente dirigida ao interesse público, já que os participantes são obrigatoriamente pessoas atendidas por associações ou entidades com fins sociais dos mais diversos perfis e abrangências.

As cidades atendidas pelo Comunidades Criativas são: Salvador (BA), Lauro de Freitas (BA), Camaçari (BA), Cabo Frio (RJ), Rio Bonito (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Imbituba (SC), Sombrio (SC), Içara (SC), Garopaba (SC), Barueri (SP), Osasco (SP), Carapicuíba (SP), Caieiras (SP), Cajamar (SP), Franco da Rocha (SP), Guarulhos (SP), Ubatuba (SP), Taubaté (SP), Tatuí (SP) e Itapetininga (SP).

O projeto tem cinco etapas cronológicas: Oficinas de orientação: encontros presenciais ou virtuais sobre o tema Diversidade e Inclusão, onde são discutidas questões de cidadania e, por exemplo, a diferença entre pichação e grafite. Produção das ilustrações: os participantes são desafiados a representarem a sua visão sobre o tema por meio de ilustrações. Seleção e Voto Popular: as ilustrações passam por uma triagem da organização do projeto e as finalistas seguem para votação popular online. Além dos participantes, familiares e a comunidade poderão votar e interagir nas mídias sociais. Dia do Grafite: a ilustração mais votadaserá reproduzida em muro da instituição pelos próprios participantes com a monitoria de um grafiteiro profissional de cada cidade. Livro: produção gráfica e editorial que reúne as 22 ilustrações grafitadas nos muros das 21 cidades participantes. Exemplares do livro Comunidades Criativas são distribuídos gratuitamente para as instituições participantes. Acompanhe e saiba mais em www.com-criativas.com.br

Sobre o Instituto CCR

Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Sobre a Flamingo Comunicação

Especializada em desenvolver iniciativas culturais, educacionais e editoriais sob encomenda para empresas. A atuação da Flamingo tem foco em professores e alunos nas escolas, e também em público geral nos eventos culturais. Planejamento, estratégia de ação, realização e avaliação de resultados. No segmento editorial também elabora publicações e reportagens sob encomenda para meios de comunicação e empresas. Os conteúdos são elaborados por equipe de pesquisadores e jornalistas experientes. Saiba mais em: http://flamingocomunicacao.com.br

Colaboração: GrupoCASA – Assessoria de Comunicação da Flamingo Comunicação

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-