No final da tarde desta quinta-feira, 08, a Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Norte, através da Vigilância em Endemias, confirmou a presença de mais três focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Os três novos casos foram encontrados no bairro São Francisco de Assis, que já soma um total de sete focos durante 2022, dos 16 registrados no Município.
Conforme o secretário de Saúde, Sérgio Arent, e a agente de endemias, Cibele da Silva, o mosquito Aedes Aegypti já está em nosso município, isso já é uma realidade. Porém, para sua proliferação precisa encontrar criadouros, locais que ofereçam água parada, nesse momento somente a prevenção poderá mudar uma possível infestação. “Todos temos obrigação de não deixar que isso aconteça!”, complementam.
Para eles, a situação é alarmante. “A dengue é uma doença grave que não existe vacina e não existe tratamento específico para a doença, somente os sintomas podem ser tratados”.
A Secretaria de Saúde através do programa de Combate às Endemias realizará uma varredura, um mutirão de limpeza, com o auxílio das Agentes Comunitárias de Saúde do bairro já na próxima semana. “Estamos fazendo nossa parte, mas essa guerra é de todos! Façam sua Parte!”.
Os principais sintomas da dengue são:
* Febre alta > 38.5ºC.
* Dores musculares intensas.
* Dor ao movimentar os olhos.
* Mal-estar.
* Falta de apetite.
* Dor de cabeça.
* Manchas vermelhas no corpo.
Em caso de algum sintoma procure uma unidade de saúde, importante não se automedicar pois isso pode agravar a doença.