Mais de 100 idosos que fazem parte do Centro de Convivência da Terceira Idade de Orleans, espaço criado pela Administração Pública Municipal por meio da Secretaria de Serviço Social e Habitação, assistiram nesta semana, o espetáculo Carolina´s da Cia Voeverá de Chapecó.
Em uma tarde animada os participantes puderam conhecer através de um monologo, a história da escritora Carolina Maria de Jesus que contou ainda sobre aquelas pessoas que vivem à margem da sociedade. Os escritos de Carolina revelam ainda a presença da mulher como a de protagonista na sociedade, provedora de família, e claro, a de mulheres guerreiras e que são exemplos de superação.
“É gratificante ver a participação de nossos idosos e proporcionar a eles uma imersão em conhecimento da vida de uma escritora brasileira que ganhou batalhou, sofreu, criou os filhos, e que ganhou espaço mundial. A secretaria social tem mulheres que passaram e passam diariamente isso, essa luta constante e queríamos mostrar que não estão sozinhas, e que eu mesma fui uma delas que precisei mostrar todos os dias que eu era capaz”, diz Roseli Moraes, Secretaria do Serviço Social e Habitação.
O roteiro apresentado revisitou o passado migratório da escritora recortando referências de sua trilogia literária (Quarto de Despejo (1960); Casa de Alvenaria (1961); e Diário de Bitita (1984). A circulação faz parte do Circuito IDC – Programa de Integração e Descentralização da Cultura, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina.
Por DEBORA LEGNANI