26 agosto 2025 - 6:09
- Anúncio -

Gestora da Fundação Hospitalar Santa Otília esclarece pontos da carta aberta na Casa Legislativa

A 35ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans foi realizada na segunda-feira, 10 de outubro, sob a presidência do Vereador Pedro João Orbem.

Na tribuna livre a presença da Nova Gestora da Fundação Hospitalar Santa Otília de Orleans, Cristiani Vavassori, que trabalha na fundação há 11 anos. A Fundação Hospitalar Santa Otília faz mais de quatro mil atendimentos mensais.

Ela assumiu no lugar do Edivam Della Giustina, que optou por deixar o cargo após receber uma oferta de trabalho. Vavassore manifestou-se na tribuna em resposta à carta aberta encaminhada a Casa Legislativa na semana passada. ‘Acredito que o profissional medico é fundamental para que a saúde aconteça”. Atualmente são 84 funcionários que trabalham na Fundação.

Ela fez colocações sobre os pontos citados na carta aberta, iniciando sobre o Banco de Sangue. A Fundação é regulamentada de Tipo 1. Só que em agosto de 2021 ouve o destrato com o laboratório. Resolvemos ser Tipo 2 e passamos toda vez que precisamos de sangue vamos buscar em Criciúma.  Após realizar as modificações voltaremos a ser Tipo 1.

Pagamentos dos médicos em atrasos

Até o mês setembro foram feitos mais de dois milhões e quinhentos mil reais de repasse para os médicos que são cerca de 15. Hoje o que temos em atraso gira em torno de R$ 100 mil reais, que gira em torno dos valores SUS.

“Nossos equipamentos não são sucatas”. Eles são avaliados por engenheiros mensalmente, mas em números insuficientes sim. Temos instrumentais em poucas quantidades, “ressalta.

Gasômetros

Não acho que seria o melhor investimento, devido ao custo benefício. Produção das Operadoras de Saúde. “Não é repassado aos médicos, pois desde 2017 os médicos abriram mão do montante”.

Ela ainda comentou sobre a questão dos sobreavisos. Maternidade estamos com falta de pediatra, isso pode ocasionar o fechamento da maternidade, acompanhe no link

Na ordem do dia os senhores vereadores deliberaram e aprovaram os projetos a baixos relacionados.

PROJETO DE LEI PE Nº 0052 DE 28 DE SETEMBRO DE 202 Poder Executivo “anula dotação orçamentária e abre crédito suplementar”

PROJETO DE LEI PE Nº 0053 DE 28 DE SETEMBRO DE 2022 (URGÊNCIA) reconhece despesas de exercícios anteriores e autoriza o chefe do poder executivo municipal a empenhar, liquidar, pagar e dá outras providências

Indicação nº. 0079/2022 de autoria do vereador Dovagner Baschirotto ” Que o Executivo construa um abrigo de ônibus, na entrada do Bairro Jardim Anita.”

Indicação nº. 0080/2022 de autoria do vereador Valter Orbem ” Que o Executivo através do seu Departamento de Cultura possa numa parceria com a ACOL, viabilizar o Livro sobre a vida do Padre Cornélio D´Alba que está sendo escrito pela Escritora Sueli Tereza Mazzuco Mazzurana.”

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-