28 março 2024 - 8:55

Cachaças catarinenses recebem 16 premiações na Expocachaça 2021

A premiação de Ouro é do município de Luiz Alves, onde há um projeto para a conquista do selo de Indicação Geográfica da Cachaça e Aguardente

Produtores catarinenses conquistaram 16 premiações na Expocachaça 2021, o maior evento do setor de produção da cachaça e aguardente do mundo, que foi realizado na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, na última sexta-feira, 20 de agosto. Ao todo, 17 pequenos produtores que participaram do concurso foram apoiados pelo Sebrae/SC, em parceria com a Associação Catarinense de Produtores de Cachaça e Aguardente de Qualidade (ACAPACQ).

As premiações obtidas por Santa Catarina estão distribuídas em Mérito Sensorial (11), Prata (4) e Ouro (1).  O estado conquistou a premiação Ouro com a cachaçaria Bylaardt, de Luiz Alves, na categoria de bebidas mistas com cachaça. Além do prêmio Ouro, a cachaçaria Bylaardt soma outras duas premiações, nas categorias Brancas e Madeiras Estrangeiras. Em 2019, no mesmo concurso, o município conquistou a premiação máxima com a medalha Duplo Ouro.

A Bylaardt participa do concurso desde 2017, colecionando medalhas, incluindo a de premiação máxima, a Duplo Ouro, no ano passado. “É muito importante participar desses concursos, porque dá um atestado de qualidade ao cliente, além de tudo recebemos um reconhecimento nacional. Muitas pessoas acabam conhecendo nossos produtos por meio dessas premiações, que colaboram para agregar mais valor. E o trabalho da Associação e do Sebrae/SC facilita ainda mais a participação dos produtores, porque o setor precisa de iniciativas e apoio”, afirma o sócio proprietário, Márcio Van Den Bylaardt.

As outras cachaçarias apoiadas pelo Sebrae/SC e ACAPACQ que foram vencedoras são Refazenda, Casa Petro, Saint Ludger Cachaça Artesanal, Xanadu, Moendão, Cachaça do Imperador e Steinhaeger Bartenike.

“Cada vez mais Santa Catarina mostra o seu valor no segmento de bebidas destiladas. Desejamos que os produtores se tornem cada vez mais competitivos e que alcancem mais e melhores mercados, contribuindo para a valorização dos seus produtos e para o desenvolvimento do estado. Nosso trabalho consiste em pesquisa de tendências de mercado, melhoria de marcas, presença digital dos negócios e fortalecimento do associativismo. Em Luiz Alves, em parceria com a Prefeitura do Município e participação ativa dos alambiques, estamos construindo o processo para a conquista do selo de Indicação Geográfica da Cachaça e Aguardente, um registro conferido a um território e aos seus produtos que apresentam uma qualidade única e características vinculadas ao seu local de origem”, comenta o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro.

O Presidente da ACAPACQ, Leandro Batista de Melo Silveira, também reforça a importância dessas premiações. “Mais um ano de reconhecimento no maior e mais importante evento do setor no mundo. Motivo de orgulho para todo povo Catarinense. Santa Catarina hoje é sinônimo de cachaça de qualidade”, comenta.

Confira a lista completa das cachaças catarinenses premiadas:

Brancas

·         Bylaardt (Prata)

·         Refazenda (Mérito Sensorial)

Madeiras Estrangeiras

·         Casa Petro (Prata)

·         Bylaardt (Mérito Sensorial)

·         Saint Ludger Cachaça Artesanal – Docaramba (Mérito Sensorial)

·         Xanadu (Mérito Sensorial)

·         Moendão  (Mérito Sensorial)

·         Saint Ludger Cachaça Artesanal – Premium ouro (Mérito Sensorial)

Safras Especiais

·         Cachaça do Imperador  (Mérito Sensorial)

Bebidas Mistas com Cachaça

·         Bylaardt (Ouro)

·         Refazenda (Prata)

Outros Destilados Produzidos no Brasil

·         Steinhaeger Bartenike (Prata)

Outros Destilados Produzidos no Brasil: Gin

·         Crocetta (Mérito Sensorial) – participação independente do Sebrae/SC

Madeiras Brasileiras

·         Casa Petro – Bálsamo (Mérito Sensorial)

·         Do Imperador – Amburana (Mérito Sensorial)

·         Refazenda – Amburana (Mérito Sensorial)

Colaboração: Karla Quint 

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-