28 julho 2021 - 11:44

Restauração do Pórtico do Centenário de Colonização de Orleans é iniciada

A Prefeitura de Orleans, por meio do departamento de Cultura, firmou parceria com a Fundação Educacional Barriga Verde – Febave, no dia 12 de maio, para restauração do Pórtico do Centenário de Colonização de Orleans, na entrada principal do município, que está localizado na rua Antônio da Silva Cascaes, bairro Conde D’ Eu.
A obra foi iniciada em 1984 e inaugurada em 30 de agosto de 1987. O projeto é de José Paulo Angulski, Paulo Afonso Dalsasso, Luiz Carminati e José Fernandes (Zé Diabo). Nela, estão retratadas imagens esculpidas com temas relacionados à colonização, cultura indígena e colonos, plantações diversas, engenho primitivo movido à força animal, famílias trabalhando, cultivando a terra com arado, o brasão do município, passagem da estrada de ferro, além de outras imagens que simbolizam a vinda dos imigrantes colonizadores, criação do município orleanense e homenagem ao seu centenário.
No dia 18/06, os trabalhos de restauro foram iniciados pela equipe técnica da Febave, tomando todos os cuidados com a segurança dos profissionais que trabalharam e trabalharão no local, com instalação de pontos de ancoragem.
A primeira etapa consistiu na limpeza de todo o monumento.
Conforme o conservador e restaurador da instituição, Idemar Ghizzo, o pórtico necessita de intervenções para consolidação de partes em desprendimentos. “Será necessária a neutralização das oxidações dos metais aparentes, estuques, remoção de toda a sujidade aderida, preparação da base e pintura final, conforme as cores e tipologias de tintas existentes”, explicou o técnico.
Segundo a diretora do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, Valdirene Böger Dorigon, que integra a equipe, o resultado esperado após a intervenção é a entrega do monumento estabilizado. “Vamos fazer a entrega mantendo suas características originais, contribuindo para a melhoria de sua estética e conservação”, relatou. Ainda, Valdirene esclareceu que o trabalho possibilitará, aos munícipes e visitantes, apreciar da melhor forma este bem cultural.
Para o prefeito, Dr. Jorge Luiz Koch, esta ação faz parte do plano de governo da atual gestão, “por priorizar a restauração e conservação dos bens culturais e turísticos de nosso município, fortalecendo e valorizando o patrimônio local”, frisou.
Destaca-se que todas as etapas serão, permanentemente, acompanhadas pelos diretores dos departamentos de Cultura e Turismo, Dra. Andréa Debiasi e Leomar Brugnara, respectivamente.
Edivaldo Lubavem – Assessor de Comunicação de Orleans
- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-