Com conteúdo visando muito aprendizado para a vida! Assim iniciou no dia 12 de setembro a 5ª edição do projeto de Formação de Novas Lideranças da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero), em parceria com a Escola de Educação Básica de São Ludgero (EEBSL). Participam este ano um total de 134 alunos do terceiro ano do Ensino Médio.
No total serão oito módulos de capacitação com encontros que acontecem em horário de aula, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional dos adolescentes. Educação Cooperativista, Protagonismo Jovem, Empreendedorismo e Carreira Profissional, Projeto de Vida (com retornos individuais), Relacionamento Interpessoal, Apresentação da Cegero, Educação Financeira e Talk das Profissões são os temas abordados e que fazem parte da programação. A conclusão acontece no mês de novembro.
A diretora da Escola de Educação Básica de São Ludgero (EEBSL), Lisiane Alves Elias, diz que o projeto da Cegero transforma olhares e amplia horizontes. “Mais do que conhecer o cooperativismo, nossos estudantes vivenciam valores que fazem toda diferença: solidariedade, união, responsabilidade e cuidado com a comunidade. São aprendizados que vão além da teoria e se refletem na prática — no trabalho em equipe, no compartilhar de conquistas e na construção de um futuro melhor, juntos. Além disso, o projeto ultrapassa os limites da sala de aula: desperta consciência cidadã, fortalece vínculos e mostra que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. Somos imensamente gratos pelo investimento e pela parceria que contribui não apenas para a formação de bons estudantes, mas também para a construção de cidadãos comprometidos com a vida em comunidade”, enfatiza.
Para o presidente da Cegero, Tito Hobold, o projeto que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos oportuniza conhecimentos importantes aos adolescentes para um futuro promissor. “A Cegero está investindo nas futuras gerações despertando a consciência, incentivando o protagonismo, fortalecendo o potencial de liderança e capacitando-os para que tomem decisões assertivas durante a vida. É um projeto que contribuirá em muito para que tenhamos adultos responsáveis, com espírito de cooperação e ativos na vida comunitária”, pontua.
O projeto desenvolvido por meio do Comitê de Cooperativismo da Cegero conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (Sescoop/SC) – via programa Jovens Cooperativistas Catarinenses (JCC).
Colaboração Bertoldo Weber -Cegero