Com um grande número de participantes e o tema “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia Covid-19: violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade” está acontecendo no dia de hoje, 3 de novembro, das 8h30min às 17 horas, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, em São Ludgero, a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A conferência iniciou com o aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica São Ludgero (EEB São Ludgero), Raul De Bona de Oliveira, exercendo a função de mestre de cerimônia e convidando as autoridades para lugar de destaque, com Yasmin Borges Pedro representando todos os alunos e adolescentes presentes no evento, e deixando suas mensagens. Logo após, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA de São Ludgero), Valdira Matias, oficializou a abertura da conferência. Em seguida, crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com funcionamento no Centro de Referência e Assistência Social (Cras), fizeram uma apresentação e uma reflexão emocionando muitos participantes. Os trabalhos seguem com a nutricionista da Rede Municipal de Ensino, Karine Beltrame, conselheira de direitos fazendo a leitura do regimento interno, com aprovação dos participantes, palestra ministrada por Guilherme Cechelero e os debates sobre os cinco eixos temáticos, a plenária para aprovação de propostas, apresentações e eleição dos delegados estaduais.
O objetivo principal da conferência é promover ampla mobilização social na esfera municipal, para refletir e avaliar os reflexos da pandemia na vida das crianças, adolescentes e suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos.
A realização é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Ludgero com apoio da Prefeitura de São Ludgero, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação.
Conheça os eixos da conferência:
1 – Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;
2 – Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;
3 – Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;
4 – Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;
5 – Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.
Crédito: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação Município de São Ludgero
























