18 abril 2024 - 10:20
- Anúncio -

Vereadores de Orleans retornam aos trabalhos do legislativo nesta segunda, dia 05 de agosto

Os Vereadores de Orleans realizaram na segunda-feira, 05 de agosto, a 24ª Sessão Ordinária de 2019.

Reinaldo Coan/Imprensa News Sul

Também tomou posse o suplente de vereador Jair Ghizoni (MDB), que ocupou a cadeira do titular Valentim Bardine Sobrinho, que se licenciou pelo período de 30 dias. Na plateia juntamente com o público acompanhou a seção o prefeito Jorge Luiz Koch.

A Semana Laranja em Orleans foi aprovada em 2018 através do Projeto de Lei Legislativo Nºº0005/2018,  pelo qual ficou instituído a “SEMANA LARANJA” nos dias 21 a 28 do mês de agosto, como dias dedicados à realização e prevenção às deficiências.

Neste período são realizados através das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, em conjunto com as entidades afins, campanhas de conscientização, prevenção e mobilidade das pessoas com deficiências.

Na tribuna, Fabiana  Martins Hoffmann da APAE de Orleans comentou o tema e importância da conscientização  para que desta forma possa se diminuir o número de pessoas com deficiências. Ela apresentou um fôlder explicativo e comentou as ações que serão realizadas no município.

É importante  frisar que a existência de políticas sociais básicas e a conscientização da sociedade para a responsabilidade de prevenir, podem fazer com que 70 a 80% dos casos de deficiência possam ser evitados.  A realização da prevenção primária vem sendo realizada em todas as APAEs de Santa Catarina,  através da conscientização da população em geral quanto as medidas de prevenção de deficiências.

Acompanhe as manifestações na tribuna da representante da APAE e  também dos senhores edis.

Na ordem do dia quatro indicações.

De autoria do vereador Osvaldo Cruzetta a Indicação nº. 0059/2019  ” Que o Executivo instale uma academia ao Ar Livre no Bairro Nova Orleans.”

O Vereador Pedro João Orbem solicitando através da Indicação nº. 0059/2019  ” Que o Executivo através da Comissão de Trânsito,  proíba o trafego de Caminhões Pesados na Rua Barão do Rio Branco.”

A Indicação nº. 0061/2019  da vereadora Mirele Cruz Debiasi Perico.  ” Que o Executivo crie um Departamento ou Programa entre os Órgãos: Secretaria da Saúde, Vigilância Sanitária, FAMOR, CIDASC entre outros responsáveis por animais, para tratarem juntos na Prevenção de Doenças causadas por animais de rua. Doenças como: a zoonose, raiva, verminose, sarna, infestação de pulgas e carrapatos entre outras. Que este órgão tenha poderes de aplicar penalidades aos donos que negligenciarem os cuidados de alimentação e limpeza dos seus animais.”

E a Indicação nº. 0058/2019 do vereador  Udir Luiz Pavei ” Que o Legislativo encaminhe oficio de condolências as famílias dos falecidos Laércio Righetto e Francisco Zomer.”

Ambas aprovadas por unanimidade.

Por Gerciana Ascari/Imprensa News Sul

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-