3 dezembro 2020 - 3:41

Urnas sorteadas para a Votação Paralela são escoltadas pela PM

12 urnas que irão participar da auditoria do sistema eletrônico de votação, foram sorteadas no sábado dia 14.  Quatro urnas do Estado foram sorteadas para a auditoria de funcionamento sob condições normais de uso das urnas eletrônicas, também conhecida como a Votação Paralela, que ocorrerá na sede da OAB/SC, em Florianópolis. Uma urna de Florianópolis, uma de Tijucas, uma de Ibirama e outra de Fraiburgo.

Também foram sorteadas oito urnas que serão auditadas mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, que ocorrerá no ambiente da própria seção eleitoral: uma de Mafra, uma de Guaraciaba, uma de Imbituba, uma de Balneário Gaivota, uma de Seara, uma de Catanduvas, uma de Lauro Müller e uma de Jardinópolis.

Durante a cerimônia, o presidente do TRE-SC, desembargador Jaime Ramos, ressaltou que “a segurança da urna tem sido questionada, por pessoas de má fé ou que não conhecem o sistema. Para fazer uma demonstração de credibilidade daquilo que a Justiça Eleitoral vem dizendo o tempo todo, dos mecanismos de segurança da urna, é que foi determinada essa auditagem da urna eletrônica, por meio da Votação Paralela. E agora firmamos essa parceria com a OAB/SC, instituição que a Justiça Eleitoral sempre teve o apoio para tudo que fosse necessário”.

Para essa auditagem, são utilizadas cédulas de papel preenchidas por representantes de partidos e entidades. Cada voto é registrado na urna eletrônica e, paralelamente, em um computador à parte, com sistema próprio desenvolvido para esse fim. Cada detalhe do processo é filmado por diversas câmeras de vídeo estrategicamente posicionadas no ambiente. Os trabalhos da auditoria são conduzidos pela Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas.

A Polícia Militar de Santa Catarina apoiou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) neste processo de recolhimento e translado que antecede as eleições municipais de 2020. Todos os deslocamento e escoltas ocorreram dentro do previsto.

Regulamentação

Todo o processo da Votação Paralela está regulamentado nos artigos 45 e seguintes da Resolução TSE nº 23.397/2013.

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
a href="#">
-Anúncio-