sexta-feira, 10 julho 2020 - 7:14

Unibave e Secretaria Municipal de Saúde de Orleans desenvolvem pesquisa sobre COVID-19 na cidade

O setor de pesquisa do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Orleans, está realizando desde a última segunda-feira, 02, um levantamento sobre a percepção dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, diante do cenário de enfrentamento da Covid-19. Em um questionário serão levantadas questões sobre o conhecimento sobre a doença, sinais e sintomas, e se já teve contato com alguém infectado.

O questionário está sendo disponibilizado pelas agentes comunitárias de saúde das respectivas micro-áreas de abrangência da Estratégia de Saúde da Família. As agentes entrevistarão 760 pessoas, o que corresponde a 10% das 7.570 famílias do município. O estudo está sendo realizado sob a coordenação da professora, coordenadora de pesquisa do Unibave, Doutora Ana Paula Bazo, junto com técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Cronograma:

25 e 26 de Maio – elaboração do questionário

27.28 e 29 de maio – capacitação das Agentes Comunitárias

01 a 05 de junho – Pesquisa de Campo

08 e 09 de junho – Tabulação dos Dados

15, 16 e 17 de junho – 1ª etapa de coleta dos 101 testes rápidos

29 e 30 de junho – 2ª etapa de coleta dos 100 testes rápidos.

São 201 Testes Rápidos que serão aplicados de forma aleatória na população mediante as respostas dos questionários, porém, obedecendo um cronograma que contemplará na pesquisa todos os bairros da cidade, sendo pelo menos 1 teste em cada rua da cidade no perímetro urbano e também da área rural da cidade. A partir deste diagnóstico, a Secretaria Municipal de Saúde, irá desenvolver ações que incluem orientações, bem como a coleta de exames por amostragem dos usuários entrevistados, conforme cronograma.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Unibave

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-