sábado, 15 agosto 2020 - 8:06

Um pouco da história da Comunidade de Chapadão! “

 

Imigrantes poloneses chegaram na região por volta do ano de 1886 e se estabeleceram no lugar conhecido como Morro da Palha! Os primeiros moradores foram as familias Ruzanski, Pahoek, Matuchaki e Rusanski.
Mais tarde a partir de 1928, outras familias polonesas foram chegando e adquirindo terras acima do Morro da Palha, até o costão da serra.
Eram familias polonesas vindas de Linha São João, Linha Batista, e Cocal do Sul, e outras familias de Braço Esquerdo. São desta epoca os, Radovanski, Sufinski, Szlachta, Licheski, Martincoski ,Quirek, Selinger, Chimila, Bartoski, Trauscoski, Vruinski e outros!!!
As familias reuniam-se nas casas para rezar.
Até que foi construida uma pequena capela de madeira bruta, falquejada a machado.
Em 1950 para a construção de uma capela melhor e mais ampla foi escolhido o Morro da Palha de cima, lugar conhecido hoje como Chapadão!!!!
A capela agora de madeira beneficiada, foi dedicada a SANTO ADALBERTO, e uma bela imagem foi entronizada no templo, pelo Padre Antonio Kondlik.
Por ocasião da colocação do sino, dia 19 de março de 1956, Padre Santos Sprícigo oficializou a sua benção.
A atual igreja foi construida em alvenaria no ano de 1976!!!!
A festa do padroeiro acontece no mês de abril!!!
Chapadão já foi um lugar com muitos moradores… Atualmente tem aproximadamente 55 familias na comunidade.
Algumas familias ainda cultivam o plantio de fumo, outras tem aviarios, e tambem temos familias que trabalham com a produção leiteira!!!!
Uma comunidade considerável pequena, que abrange diversificados trabalhos, mas que alem de tudo isso, é muito hospitaleira e um lugar de uma beleza incomparável!!!

Fábio Kraieski Matuchaki
- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-