terça-feira, 14 julho 2020 - 4:57

Um misto de alegria e emoção na comemoração dos 10 anos de funcionamento do Cras em São Ludgero

  Com a presença de famílias, crianças, adolescentes, integrantes da rede de atendimento, representantes públicos, secretários municipais e parceiros, no dia 24 de outubro, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, foi celebrado os 10 anos de funcionamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em São Ludgero, comemorado no dia 20 de outubro.

       Inicialmente o Secretário de Assistência Social e Habitação, Valcemir Villani, fez pronunciamento sobre a importância do funcionamento do Centro, o empenho da equipe de trabalho e da Administração Municipal para que novas conquistas fossem alcançadas ao longo dos anos. Na ocasião, o Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Léo Füchter, no ato também representando o prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, deixou sua mensagem em relação ao trabalho desenvolvido e a contribuição na garantia do acesso aos serviços socioassistenciais e proteção integral às famílias. Em seguida o vereador Benício Warmeling fez pronunciamento relembrando a aprovação do projeto de lei, com posterior sanção do prefeito, aprovado na Câmara de Vereadores, no ano de 2009 quando desempenhava a função de presidente.

      As apresentações artísticas “Borboletas” e “Amiguinhos”, feitas pelas crianças e adolescentes, emocionaram os presentes. Os participantes, ainda, tiveram a oportunidade de acompanhar em vídeo os 10 anos de trabalhos realizados e as conquistas alcançadas com inúmeros depoimentos.

   Ao final, os participantes cantaram o tradicional ‘parabéns’ e saborearam um delicioso coquetel com direito a 10 bolos simbolizando cada ano de trabalho do Centro.

   A Coordenadora do Cras, Assistência Social Caroline Crocetta Turazzi, diz que era preciso comemorar a data, diante dos avanços conquistados durante a década. “Ao fazer uma retrospectiva sobre a atuação da unidade, ficam evidentes as conquistas: os trabalhos estão cada vez mais estruturados, alcançando mais usuários que necessitam destes atendimentos. A rede de proteção e os usuários passaram a procurar mais os serviços ofertados, pois já compreendem a importância do Cras para prevenção de situações de risco, proteção e para melhoria do acesso aos direitos”, enfatiza.

       O Centro de Referência de Assistência Social (Cras), unidade de referência instituída através da Lei Municipal nº 1.610/2009, de 20 de outubro de 2009, promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais. O Centro oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O PAIF é um serviço de referência para atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para beneficiários do Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e outras situações de risco social a exemplo da vivência de violência ou negligência, fragilização de vínculos, dificuldade de acesso aos direitos sociais, entre outros. Os atendimentos se dão de forma individual e coletiva, com toda a família ou alguns de seus membros, na sede do Centro ou através de visitas domiciliares. Através do SCFV, o Cras atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, através de grupos e atividades socioeducativas e de convivência. Todos os trabalhos executados tem o objetivo prevenir situações de risco e vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

       O Secretário de Assistência Social e Habitação, Valcemir Villani, ressalta que a conquista mais recente, alcançada em 2019, foi a equipe técnica exclusiva, com Assistente Social e Psicóloga. “Também está em fase final de construção a sede própria com previsão de conclusão até final do ano oportunizando um espaço de maior qualidade”, pontua.

Bertoldo Kirchner Weber/ Assessor de Comunicação

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-