30 setembro 2020 - 9:08

Tradição: Terno de Reis Santa Luzia de Orleans

O grupo de Terno de Reis de Orleans “Santa Luzia” vem visitando famílias nos municípios da região ha muitos anos. O grupo leva música, alegria e louvor ao menino Jesus por onde passa.

O grupo é formado por cantores, instrumentistas e percorrem as residências do início da noite ao amanhecer, em uma tradição familiar iniciada há muitos anos atrás pelos patriarcas da família Ghizoni, na comunidade de Três Barras, interior de Orleans.

O grupo Terno de Reis ‘Santa Luzia’, é coordenado por Jair Ghizoni e conta com apoio de familiares e amigos. “A tradição do Grupo Terno de Reis Santa Luzia iniciou com meus pais, na comunidade de Três Barras. Depois que ele faleceu, há quase 25 anos atrás, nossa família segue e todos os anos leva a mensagem do Terno de Reis até as famílias” relata Ghizoni.

Ghizoni comenta que este ano até a data de 30 de dezembro, foram visitadas cerca de 80 famílias em Orleans e municípios vizinhos.

Após o termino das visitas às famílias, que acontecem até 06 de janeiro, um almoço de confraternização será realizada no dia 20 de janeiro no salão de festas da comunidade de Rio Belo/ Orleans.

A tradição do Terno de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores luso-açorianos.

A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas.

A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado.

O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Por; Gerciana Ascari  – Imprensa News Sul

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-