1 outubro 2020 - 9:44

Sucesso da criação de caprinos e ovinos exige cercamento eficaz da propriedade, afirma especialista

A criação de caprinos e de ovinos tem crescido no Brasil. Concentradas no Nordeste, a caprinocultura conta com mais de 11 milhões de animais; forte no Nordeste e também na região Sul, a ovinocultura tem mais de 19 milhões de ovinos espalhados pelo território nacional, de acordo com o IBGE. “Essas duas atividades têm se profissionalizado cada vez mais, o que é positivo para a economia, especialmente porque ajuda a fixar o homem no campo e a fomentar a economia regional”, afirma o analista de mercado da Belgo Bekaert, Danilo Moreira.

De acordo com o especialista da Belgo Bekaert, o fortalecimento da cadeia produtiva de caprinos e ovinos está diretamente ligado à padronização de abatedouros especializados para as duas espécies bem como de laticínios, no caso dos caprinos, processo que vem sendo observado nos últimos anos. “Essa profissionalização é exigência do mercado. Os criadores precisam fazer a sua parte para contribuir com o suprimento da demanda de carne e leite, sem deixar de considerar as características regionais e, principalmente, as necessidades naturais dos rebanhos”.

Cerca de 80% da produção de caprinos estão concentrados em quatro estados: Bahia, Pernambuco, Piauí e Ceará. A Bahia também é líder na criação de ovinos, com 22% do rebanho. O Rio Grande do Sul é o segundo colocado, com 17%. Em seguida, aparecem Pernambuco, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, comprovando a força da caprino-ovinocultura na região.

Para Danilo Moreira, zootecnista formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), a profissionalização das propriedades de caprinos e ovinos exige eficácia no cercamento, tanto para proteção quanto para garantir o bem-estar dos animais. Dedicada a oferecer modernas tecnologias para os criadores brasileiros, a Belgo Bekaert disponibiliza a Tela Belgo Campestre Carneiro, ideal para fazendas de caprinos e ovinos, inclusive utilizada para cercamento da sede da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Sobral (CE).

“A Tela Belgo Campestre Carneiro é ideal para animais de médio porte, como caprinos e ovinos. Com alta durabilidade, é de fácil instalação e manutenção, garantindo a segurança das fazendas. Essa cerca pronta conta com espaçamentos inteligentes, proporciona alto retorno econômico para os criadores e está disponível para venda online na loja de nossa parceira ArcellorMital (https://loja.arcelormittal.com.br/cercas)”, finaliza Danilo Moreira.

Sobre a Belgo Bekaert

Líder e referência no mercado brasileiro de fabricação de arames, a Belgo Bekaert está fazendo 100 anos de história, desde a criação da Belgo Mineira em 1920, tendo como pilares a tecnologia de ponta, alta qualidade, evolução constante e confiabilidade. A empresa oferece produtos que atendem os mais diversos segmentos de mercado, entre eles estão, a construção civil, as indústrias automotivas e petrolíferas, além do agronegócio.

Colaboração: Rafael Iglesias – Texto Comunicação
- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-