18 abril 2024 - 10:52
- Anúncio -

Sobrevoo de monitoramento avista 29 baleias em Santa Catarina

O primeiro monitoramento aéreo da temporada 2021 de baleias-francas em Santa Catarina foi realizado nesta quinta-feira (8) e registrou a presença de 29 baleias: 21 francas (Eubalaena australis) e 8 jubartes (Megaptera novaeangliae). A observação aérea ocorreu ao longo da costa que compreende a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, desde o sul de Florianópolis até Balneário Rincão, estendendo-se até Torres (RS). A ação é desenvolvida pelo Programa de Monitoramento de Cetáceos da SCPAR Porto de Imbituba e executada pela Acquaplan.

Dentre as francas avistadas, 9 eram pares de fêmeas com filhote e 3 adultos. O sobrevoo também registrou uma toninha (Pontoporia blainvillei). Para Gilberto Ougo, coordenador técnico do Programa de Monitoramento do Porto, “a quantidade de indivíduos avistados é muito positiva, visto que ainda estamos no início da temporada das baleias-francas em Santa Catarina”.

A quantidade de jubartes na região também chamou a atenção da equipe. “As jubartes são mais comuns entre os estados do Espírito Santo e da Bahia, onde encontram águas quentes e protegidas para a criação dos seus filhotes. No entanto, nas últimas temporadas foram registradas avistagens dessa espécie em outros estados, como São Paulo, Paraná e aqui em Santa Catarina”, explica Gilberto.

As principais áreas de concentração das baleias-francas foram nas praias da Ribanceira e Itapirubá, ambas em Imbituba, região onde historicamente tem sido observada a maior presença desses cetáceos dentro da APA.

A equipe de monitoramento aéreo, formada por três biólogos e um oceanógrafo, faz o censo e o registro da localização das baleias-francas, além de fotografá-las. As fotos serão utilizadas na identificação dos indivíduos adultos, somente possível através de calosidades que as francas possuem sobre a cabeça, únicas em cada indivíduo, como se fosse uma impressão digital. 

O próximo sobrevoo do Porto de Imbituba ocorrerá em setembro, período em que deve ser observado um maior número de baleias-francas no litoral sul catarinense. O último monitoramento aéreo de 2021 está previsto para novembro, no fim da temporada. 

O Programa de Monitoramento do Porto de Imbituba

O monitoramento realizado anualmente pelo Porto de Imbituba integra o Plano de Controle Ambiental (PCA) da SCPAR Porto de Imbituba, Autoridade Portuária. Em sua 13ª edição, o trabalho abrange duas metodologias: monitoramento aéreo e terrestre. Por terra, a observação ocorre em pontos fixos nas enseadas das praias do Porto e da Ribanceira, entre os meses de julho e novembro.

O monitoramento da frequência dos cetáceos na região possibilita que o Porto estabeleça controles operacionais voltados à conservação da espécie. “O monitoramento de cetáceos realizado pela SCPAR Porto de Imbituba desde 2013 mostra aos portos do mundo que é possível haver o desenvolvimento das atividades portuárias de forma harmônica, cuidadosa e respeitosa com as espécies marinhas locais”, explica Camila Amorim, oceanógrafa e gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SCPAR Porto de Imbituba.

Durante a temporada, também é realizado o Procedimento Interno de Boas Práticas, que busca informar e conscientizar os comandantes e tripulações das embarcações que utilizam o Porto neste período sobre a possível presença das baleias-francas na região. A iniciativa é feita por meio de vídeo educativo, entrega de folhetos e cartazes nos navios, além da emissão de avisos para cuidados redobrados durante a navegação, caso constatada a presença de baleias.

Fonte: Setor de Comunicação Social – SCPAR

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-