28 março 2024 - 4:02
- Anúncio -

Saúde: Mais de 260 mil procedimentos foram realizados em 2019, em Orleans

 

O “Primeiro Café com Saúde”, promovido pela prefeitura através da Secretaria de Saúde de Orleans, aconteceu nesta quarta-feira, dia 29 de janeiro de 2020, e teve por objetivo apresentar onde foram aplicados os recursos da Saúde no município, além de homenagear algumas entidades e empresas amigas da Saúde.

O evento aconteceu no Centro de Convivência da Terceira Idade – Emília Debiasi Pinter. E contou com a participação dos alunos grupo Rui Pfutzenreuter, que abrilhantaram o momento com lindas canções e apresentação de dança.

Ao fazer o uso da palavra, o prefeito Jorge Koch pontua que não é surpresa o Café com Saúde, um abito dele quando esteve à frente da pasta em outros municípios.  “É importante, pois a gente sabe que um das maiores demandas das administrações municipais é a saúde. A complexidade da saúde é difícil. Por isso ficamos satisfeitos, com esta apresentação, já que torna transparente a aplicação dos recursos. Nós iremos ver onde foram aplicados os quase 22% dos recursos, e a forma como foram distribuídos. Através do apoio de cerca de 200 servidos que atuam no setor, para oferecer saúde à população”, frisa Koch.

O secretário Fernando de Fáveri início suas palavras agradecendo a presença de todos, e afirmando que sempre em que foi gestor de saúde realizou eventos similares a este com objetivo de prestar contas à sociedade da aplicação dos recursos da saúde.

“Para que os cidadãos possam saber onde foram aplicados os recursos públicos na saúde”. O principal pilar da saúde é a participação da sociedade. Nós prestamos contas a Câmara Municipal de Vereadores e também ao Conselho Municipal da Saúde, mas acreditamos que devemos levar também as nossas ações a comunidade em geral, ressaltou ele.

É preciso lembrar que Secretária Luana Debiasi que está de licença maternidade, foi quem realizou mais de 90% das ações de saúde juntamente com os profissionais que atuam na área, com apoio do governo municipal e estadual.

Segundo Fáveri “foram realizados 158.059 consultas e 73.923 exames, somando um total de procedimentos de 263.038 pelo município. Com recursos oriundos do município, estado e também federal”, pontuou.

Confira os números:

Fernando também registrou o reconhecimento do governo do estado com troféu Prêmio Mérito Regional. Com destaque para “Melhor desempenho no programa HIV/Aids; Destaque no Programa de Imunização municipal; Melhor desempenho nas ações de vigilância sanitária; Destaque em assistência farmacêutica municipal”.

Foram agraciados com o troféu “Amigo da Saúde”, as três emissoras de rádio da cidade: Cultura FM, Guarujá e Luz e Vida FM.  E as entidades Lions Clube, Rotary Clube, Hospital Santa Otília, Apae, Unibave, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Conselho Municipal de Saúde.

Por: Gerciana Ascari – Imprensa News Sul

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-