25 setembro 2020 - 11:54

Saudáveis parcerias estão fazendo a diferença no desenvolvimento de São Ludgero

Não existe segredo. São as saudáveis parcerias existentes entre o setor público, privado, entidades e a comunidade em geral que estão fazendo a diferença no desenvolvimento organizado de São Ludgero. Um exemplo disso são as obras de infraestrutura que estão acontecendo nas áreas urbana e rural com a parceria cada vez mais consolidada entre a Prefeitura Municipal, a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero Distribuição), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), os Vereadores e a comunidade em geral. Tudo isso está oportunizando a superação de inúmeros obstáculos e concretizando inúmeras obras e ações com mais celeridade rumo ao desenvolvimento saudável e a mais qualidade de vida às famílias, um interesse comum compartilhado entre os envolvidos.

 

Vamos citar um exemplo na área rural. Imagine na execução de uma pavimentação asfáltica, o acesso a Escadaria do Morro da Cruz, sem a parceria dos moradores na retirada das cercas e liberação dos terrenos para o alargamento da via e a não disponibilidade imediata da equipe da Cegero para mudanças de postes e redes no trajeto para que a equipe da Secretaria de Obras pudesse realizar as várias etapas de sua responsabilidade cumprindo os prazos determinados. A obra poderia até sair, mas num prazo bem mais distante ou algo pior poderia acontecer, o recurso poderia ser perdido após muitos anos de lutas para liberação.

Agora, vamos citar um exemplo na área urbana. Imagine a equipe da Secretaria de Obras trabalhando para deixar as etapas prontas objetivando a colocação da camada asfáltica em várias vias públicas sem a parceria da equipe do Samae no sentido de antecipar a parte de encanamentos de esgoto e água até os terrenos baldios, ou ainda, estar presente com muita rapidez e eficiência nos consertos diante de possíveis problemas em canos com os trabalhos realizados utilizando equipamentos pesados. Ou ainda, a própria equipe da Cegero não realizar as mudanças dos postes, quando necessárias, de forma imediata.

Outros pontos que devem ser considerados e observados que muitas vezes passam despercebidos aos olhos da população, das famílias, estão relacionados aos benefícios gerados quando existe por parte das gestões o foco em resultados e desenvolvimento saudável, usando como ferramenta uma boa comunicação, o diálogo, e a transparência.

 

No caso de São Ludgero, todas as pavimentações feitas no perímetro urbano, antecipadamente, a equipe do Samae é comunicada pelo Secretário de Obras que, prontamente, planeja e executa as drenagens de água e esgoto feitas num curto espaço de tempo, contribuindo com a otimização do serviço e do dinheiro público, evitando futuros desperdícios e cortes desnecessários de pavimentações para realizar determinadas ligações. A comunicação também é mantida com a equipe da Cegero, antecipadamente, em relação a projeções futuras de investimentos em obras. Em determinadas execuções, se necessário for, existe a ida in loco dos profissionais da Prefeitura, via Secretaria de Obras, Cegero, Samae, e moradores se necessário, visando a busca por a melhor solução através de consenso, com o melhor resultado em prol do coletivo, do bem comum e da qualidade da obra.

Os vereadores também estão inclusos no contexto e são eficientes e rápidos nas tramitações, deliberações e aprovações de projetos que entram em pauta, visando o bem comum. Em São Ludgero, todas as segundas-feiras o Poder Executivo reserva o horário das 7h30min às 10 horas aos vereadores com a finalidade de sanar dúvidas sobre projetos, obras e ações, fazer explanações diversas de projetos futuros, receber sugestões e as demandas da comunidade. Tal atitude está resultando em celeridade na parte burocrática, entre Legislativo e Executivo, são debatidos e dúvidas de legalidade sanadas, havendo entendimento ou consenso, antes que serem encaminhados.

São Ludgero é um município que firmou bons convênios e parcerias ao longo dos últimos anos junto aos Governos Estadual e Federal para execução de obras e ações. Muitos representantes de ambas as esferas a exemplo de deputados estaduais, senadores e deputados federais, independente de sigla partidária, olharam com carinho para a cidade fazendo indicações e liberando emendas parlamentares.

Saiba o que os gestores dizem sobre as saudáveis parcerias:

      Para o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o Iba, a ótima sintonia entre Secretaria de Obras, Cegero, Samae, Vereadores e proprietários de imóveis falando em infraestrutura demonstra que todos estão focados na mesma direção, ou seja, direcionando as ações ao desenvolvimento da cidade e o bem das famílias. “São as decisões dos gestores, representantes públicos e a participação da comunidade que direcionam para o que é o mais importante, ou seja, o coletivo. Além disso, existe algo de muita importância que prevalece em todas as gestões, a transparência. A Prefeitura só tem a agradecer a equipe da Secretaria de Obras, o Conselho Administrativo da Cegero e sua equipe, a direção do Samae e seus funcionários, a participação dos proprietários dos imóveis e também a participação dos vereadores nos debates, sugestões e aprovações. Estarmos todos juntos em sintonia, com o interesse comum de construir uma cidade cada vez com melhor para vivermos com nossas famílias, empreendermos, gerarmos riquezas e aumento de renda. Quanto maior a maturidade política, com mais qualidade é o desenvolvimento. Brigas e picuinhas políticas não gera qualidade de vida”, declara.

      Para o presidente da Cegero, Francisco Niehues Neto, o Chico, o Conselho Administrativo da Cooperativa não estaria praticando os princípios cooperativistas ao decidir complicar ou atrapalhar a aplicação dos investimentos públicos. “O papel da Cegero é cooperar com o desenvolvimento de sua área de abrangência, contribuir com a qualidade de vida dos sócios e de suas famílias e é isso que estamos fazendo. Existimos para ajudar, fomentar o desenvolvimento e não atrapalhar o progresso”, enfatiza.

      A Diretora do Samae, Judite Peters Schurohff, diz que as ações em parceria resultam na diminuição dos transtornos à população, oportuniza melhores resultados, qualidade nos serviços executados e minimiza as interferências após as obras estarem concluídas. “Agradecemos aos nossos colaboradores pelo empenho nos trabalhos e salientamos que todos ganham com esta parceria, em especial, a comunidade”, evidencia a diretora.

        Sobre as parcerias o Secretário de Obras, Viação e Urbanismo, Afonso Boeing, é objetivo em dizer que a integração entre os envolvidos se tratando de infraestrutura é cada dia mais saudável, pois todos almejam um só objetivo, ou seja, uma cidade cada vez melhor, mais bonita e organizada. “Quando todos estão dispostos a contribuir, a chegar a um entendimento visando o bem comum, as coisas fluem de forma muito mais rápida”, resume.

        Já o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Pereira, o Xande, entende que as parcerias são de extrema importância num momento onde o setor público vive uma situação difícil, especialmente, quando os governos Estadual e Federal tentam transferir inúmeras responsabilidades ao poder público municipal. “Brigas, picuinhas políticas e interesses particulares não constroem uma cidade melhor. O que constrói um município melhor são as ações e decisões em prol do bem comum, o diálogo, e os entendimentos para aquilo que é melhor a comunidade de forma geral. E, nós vereadores temos a responsabilidade de legislar e ser favorável aos projetos que geram desenvolvimento e qualidade de vida”, declara.

Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber – Assessor de Comunicação

 

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-