19 setembro 2020 - 12:10

Satc aproxima alunos com Ensino Online

 

A quarentena estipulada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe desafios para professores e estudantes. A necessidade do isolamento social afetou diretamente na rotina de aulas. Com o objetivo de dar o suporte necessário aos alunos e manter as atividades, a Satc, desde a última semana, adotou o modelo de aulas remotas online para driblar o vírus e aproximar o aluno da escola.

Em todos os âmbitos de ensino foram criadas estratégias para que os alunos não fiquem ociosos durante o tempo de quarentena e o calendário acadêmico possa seguir sem ser muito afetado. Do Infantil à Graduação, são cinco mil alunos que, diante do computador ou celular têm conseguido manter os estudos em dia.

“Estamos com toda a equipe pedagógica juntamente com os professores trabalhando de maneira dedicada para que possamos interagir com os nossos alunos e dar continuidade nas atividades pedagógicas por meio do nosso ambiente virtual”, afirma a coordenadora geral do Colégio Satc, Izes Machado Beloli.

Maior conexão entre família e escola

Como a escola atinge várias idades, são usados meios diferentes para cada nível ensino. Com os mais jovens a presença dos pais se tornou fundamental. Em contato direto com os professores, os pais realizam as atividades e registram para que seja arquivado posteriormente.

“As professoras criaram um grupo da sala e toda terça e quinta elas mandam atividade no grupo. Aí fizemos com os filhos e mandamos foto pra ela no grupo. Além disso, vamos guardando. Quando voltarem eles levam tudo pra escola e lá vão conversar sobre as atividades e arquivar no portfólio”, conta Morgana Rocho, mãe de Arthur, de cinco anos, que estuda no Infantil 2.

Além de distrair a criança, que está mais tempo dentro de casa, os pais conseguem criar uma conexão com a escola. “Está bem legal essa conexão. As crianças veem as fotos dos amiguinhos, aí lembram uns dos outros e se inspiram também pra fazer as suas atividades e também é legal esse momento de “tarefinha” em família”, reitera a mãe.

Desafio para professor e aluno

Diferente do ensino EAD, as aulas são ministradas pelos próprios professores da disciplina presencial e não por tutores. Além disso, cada professor pôde ajustar sua aula para que os alunos tenham maior aproveitamento do conteúdo. “Elaboramos um plano de contingenciamento priorizando a aprendizagem dos acadêmicos, fazendo uso de tecnologias de informação e comunicação gratuitas e plataformas diversas para execução de aulas remotas, visando possibilitar a toda comunidade acadêmica, o acesso aos conteúdos e a realização das atividades de aprendizagem”, explica o coordenador geral da Faculdade Satc, Jovani Castelan.

Mesmo já possuindo ensino EAD e ambiente virtual próprio, os desafios são tremendos, já que, em apenas alguns dias, os acessos remotos subiram 20 vezes o número normal. “Cabe ressaltar o esforço institucional para o saneamento de problemas de acesso aos portais que ocorreram nos primeiros dias de oferta de aulas remotas, via aquisição de equipamentos tecnológicos e treinamento para o corpo docente”, pondera o coordenador.

Mesmo assim, o aprendizado tem sido contínuo, tanto dos alunos quanto dos professores. “É notável o empenho dos professores da Satc na continuidade das atividades de aprendizagem com seus alunos utilizando, além dos ambientes virtuais oficiais da instituição – Ambiente Virtual de Aprendizagem e plataforma Moodle, outros recursos tecnológicos, tais como o Microsoft Teams, WhatsApp, plataformas gratuitas para vídeo conferência além da obtenção junto aos fornecedores, de liberação de uso pelos alunos de softwares específicos”, observa Castelan.

Assessoria de Imprensa da Satc
- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-