29 março 2024 - 2:20
- Anúncio -

São Ludgero: Confira os assuntos da Sessão Ordinária de segunda-feira, 12 de agosto

No espaço destinado para as explicações pessoais fizeram uso da tribuna os vereadores Benicio Warmeling, Lucas Peters, Adriano Becker e Alexandre Pereira.

Confira como foi o uso da tribuna:

Benicio Warmeling (PR) –

Em um primeiro momento desejou boas-vindas aos vereadores Solange e José Allein, pois não usou a tribuna na última sessão em que foi a posse dos mesmos. Informou que nesta segunda-feira, 12, foi iniciado um trabalho de combate ao borrachudo na comunidade de Mar Grosso. Citou que é uma situação complicada. A intenção é realizar um projeto bem adequado para que se aplique de maneira correta o produto no córrego. Agradeceu as pessoas que se mobilizaram para ajudar. Mencionou quem em 2003 ou 2004 foi realizado um trabalho em que se eliminou quase cem por cento, o inseto. O vereador parabenizou o Executivo Municipal pela conclusão da pavimentação e pintura da sinalização na Estrada Geral Nova Estrela. Por fim convidou a todos para assinatura para Ordem de Serviço de pavimentação no acesso ao Morro da Cruz.

Lucas Peters (PP) –

O vereador comentou que participou de reunião da Comissão de Trânsito e ficou contente com algumas decisões que foram tomadas. Principalmente no que diz respeito as alterações nas ruas Joinville e Irmã Theófana que serão de mão única, permitindo o estacionamento nos dois lados da via. Em outro momento solicitou duas lombadas ao líder do governo. Uma próximo a entrada do “pó de osso”, na Estrada Geral Rio Pinheiros, pois é ruim de visão na curva, e outra próximo à entrada da Associação APEC. Solicitou uma placa de (animais na pista) próximo ao “vaqueiro”.

Adriano Becker (MDB) –

O vereador falou de alterações no trânsito, trevo alemão e ruas Joinville e Irmã Theófana e também próximo ao Tigre Center e Zé do Pastel. Acesso ao Colégio Evolução. Alterações neste cruzamento que é complicado e que vai ficar bem melhor. Em outro momento falou que as câmeras de vigilância estão funcionando e as multas estão acontecendo, que muita gente está recebendo a “cartinha” em casa. Falou sobre colocar um temporizador para pedestres próximo a lotérica, desejo do prefeito Iba. Comentou sobre a alteração de mão única em ruas, que deve melhorar na questão de estacionamentose que a reunião da Comissão Municipal de Trânsito foi bem produtiva. Parabenizou as equipes de Futsal que disputaram a final da Taça Cegero na última sexta-feira, 09. Falou que um ponto importante é que foi terminado o campeonato sem qualquer briga. Que a Taça Cegero é uma referência para outras competições. Falou que houve um investimento muito legal na Escola Professor Henrique Buss, em toda sua estrutura e que “arrepia” sobre como os profissionais da educação conseguiram transformar aquela escola. Falou da importância de preparar estas crianças para a vida. Para finalizar ressaltou sobre oportunidade de trabalho na prefeitura, através do Processo Seletivo para Auxiliar de Serviços Gerais.

Alexandre Pereira (MDB) –

O vereador Alexandre Pereira em um primeiro momento falou de convite de evento sobre os impactos da possível instalação de uma mina de fosfato em Anitápolis, que serão discutidos em audiência pública a ser realizada em Santa Rosa de Lima, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O encontro será no dia 15 de agosto, quinta-feira, às 19 horas, no Salão Comunitário do município. Convidou os demais vereadores para participar e mencionou que também foi feito um oficio da própria Câmara de São Ludgero sobre este tema, qual explica alguns dados. Convidou a todos para a V Mostra Cientifica, Cultural, Empreendedora e Tecnológica, realizada pela Escola de Educação Básica São Ludgero. Falou que acontece nos dias 15 e 16 de agosto com exposições de trabalhos desenvolvidos por alunos, whorkshops, palestras, rodas de conversa e outros. Em outro momento o vereador comentou sobre a reunião que participou com a Comissão de Trânsito e evidenciou algumas alterações que serão realizadas, buscando dar mais viabilidade nos estacionamentos, próximo ao trevo alemão que muitos lojistas desejariam que fosse retirado. Que com a alteração para mão única nas ruas Joinville e Irmã Theófana, ao lado da Lotérica, será feito a implantação de estacionamentos oblíquos. Por fim, parabenizou as equipes, diretoria da CME, e todos que participaram da Taça Cegero. Disse que foi um campeonato muito organizado e respeitoso. Parabenizou a equipe dos Cuzidos pela conquista do título inédito.

No expediente foram registrados:

Oficio Nº 07/2019, do setor de contabilidade da Prefeitura Municipal de São Ludgero, encaminhando balancetes do Poder Executivo e do Fundo Municipal de Saúde referente aos meses de maio e junho de 2019. Depois de lido, foi encaminhado para a análise da Comissão de Constituição e Finanças.

Oficio da Prefeitura Municipal de São Ludgero encaminhando o Projeto de Lei Ordinária Nº 32/2019, que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar despesas com o evento esportivo VI Blasius Combat. Depois de lido foi encaminhado para a análise das Comissões de Constituição e Finanças e de Saúde, Educação e Cultura.

Na Ordem do Dia foram deliberados:

Projeto de Lei Ordinária nº 28/2019, que autoriza o Poder Executivo Municipal contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal. Depois de alguns comentários, o projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação.

Projeto de Lei Ordinária Nº 30/2019, que autoriza a regularizar a desapropriação incidente sobre imóvel urbano. Depois de alguns comentários, o projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação. Projeto de Lei Ordinária Nº 31/2019, que autoriza o Poder Executivo Municipal a fazer doação de veículo ao Fundo de Melhoria da Polícia Civil. Depois de alguns comentários, o projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação. Foi solicitada pelo vereador Lupércio Becker, e aprovada por unanimidade, a quebra do interstício regimental ao Projeto de Lei Ordinária Nº 31/2019, que depois de alguns comentários e colocado em votação foi aprovado por unanimidade em segunda votação.

Projeto de Lei Complementar Nº 10/2019, que altera a Lei Municipal Nº 2163/2019. Depois de alguns comentários, o projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação. Foi solicitada pelo vereador Valério Becker, e aprovada por unanimidade, a quebra do interstício regimental ao Projeto de Lei Complementar Nº 10/2019, que depois de alguns comentários e colocado em votação foi aprovado por unanimidade em segunda votação.

Colaboração: Fernando Sombrio – CMSL

spot_img
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-