19 junho 2021 - 6:19

Santa Catarina recebe 25 premiações na Expocachaça 2020

O Estado também levou a premiação máxima pelo segundo ano consecutivo, a Duplo Ouro, com a cachaçaria Moendão, de Gaspar

Produtores catarinenses conquistaram 25 premiações na Expocachaça 2020, o maior evento do setor de produção da cachaça e aguardente do mundo, que foi realizado na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, entre os dias 19 e 22 de novembro. Ao todo, 15 pequenos produtores que participaram do concurso foram apoiados pelo Sebrae/SC, em parceria com a Associação Catarinense de Produtores de Cachaça e Aguardente de Qualidade (ACAPACQ).

Após as cachaças catarinenses terem sido premiadas no concurso mundial de bebidas destiladas em Bruxelas, o Estado conquistou a premiação máxima pelo segundo ano consecutivo na Expocachaça 2020, conquistando a medalha Duplo Ouro, com a cachaçaria Moendão, de Gaspar, que foi considerada a melhor entre as 459 cachaças inscritas vindas de vários estados brasileiros. No ano passado, o mesmo prêmio foi recebido por uma cachaçaria do município de Luiz Alves.

Além do prêmio máximo, a cachaçaria Moendão foi a maior premiada catarinense, somando outras três premiações, nas categorias Madeiras Estrangeiras, Blend de Madeiras e Bebidas Mistas com Cachaça. As outras cachaçarias apoiadas pelo Sebrae/SC e ACAPACQ que foram vencedoras são Cafundó da Serra, Cachaça Imigrante, Cachaça Bylaardt, Cachaça Refazenda, Xanadu Bebidas Premium, Destilaria Rech, Cachaça do Conde, Engenho Borghezan, Engenho do Imperador e Cachaça Spézia.

A Expocachaça é considerada a vitrine mundial da cachaça, sendo referência na geração de negócios da cadeia produtiva e de valorização da bebida, e a cada novo evento, Santa Catarina tem se mostrado cada vez mais importante no segmento. “Vislumbramos um novo momento para o segmento e estamos construindo parcerias e investindo recursos para que os alambiques catarinenses sejam mais competitivos. Pesquisa de tendências de mercado, melhoria de marcas, presença digital dos negócios e fortalecimento do associativismo, somada a estruturação do processo de Indicação Geográfica da Cachaça e Aguardente de Luiz Alves, integram a atuação do Sebrae para gerar mais faturamento aos pequenos negócios do setor, contribuindo também para o desenvolvimento socioeconômico catarinense”, comenta o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro.

Os produtores de cachaças catarinenses participam da Expocachaça desde 2017. Para o presidente da ACAPACQ, Leandro Batista de Melo Silveira, o cenário do setor dentro do estado mudou positivamente a partir de então. “A Expocachaça é o mais importante evento do setor no Brasil e no mundo. O reconhecimento e as premiações aumentaram a capacidade produtiva dos nossos produtores. Dos 20 associados, mais da metade já duplicou a capacidade, e outros triplicaram a quantidade de vendas. A participação deu início ao desenvolvimento do setor, porque quando há o retorno de que o nosso produto é de excelência, dá mais segurança na oferta das cachaças e aguardentes ao consumidor”, afirma.

Confira a lista completa das cachaças catarinenses premiadas:

Brancas

Cafundó da Serra (Ouro)

Cachaça Imigrante (Prata)

Cachaça Bylaardt (Prata)

Cachaça Refazenda (Ouro)

Madeiras Estrangeiras

Xanadu Bebidas Premium (2) (Prata)

Destilaria Rech (Prata)

Cachaça Imigrante (2) (Prata)

Cachaçaria Moendão (Prata)

Cachaça Bylaardt (Prata)

Cachaça Refazenda (2) (Prata)

Cachaça Tessarolo (Prata)

Dom Camões (Prata)

Xanadu (2) (Prata)

Madeiras Brasileiras

Quiridhuz Amburana (Prata)

Blend de Madeiras

Cachaça do Conde (Ouro)

Cachaçaria Moendão (Ouro)

Safras Especiais

Engenho do Imperador (2) (Ouro)

Cachaça Spézia (Ouro)

Cachaça do Imperador (2) (Ouro)

 

Bebidas Mistas com Cachaça 

Cachaçaria Moendão (Prata)

Cachaça Spézia (Prata)

Outros Destilados

Engenho Borghezan (Prata)

Blend de Madeiras

Cachaçaria Moendão (Duplo Ouro)

Por Karla Quint – Fábrica de Comunicação

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-