No próximo dia 12 de março, a comunidade de Rio Pinheiros Alto estará realizando a Festa em honra a Nossa Senhora de Lurdes.
Este ano acontecerá às comemorações dos 86 anos do capitel e, para celebrar, a comunidade realizou a revitalização do mesmo no decorrer do mês de fevereiro.
Conforme os organizadores do evento será realizado uma homenagem “com registro histórico sobre a edificação e devoção a Nossa Senhora de Lourdes na comunidade pela família Perim, uma semente de fé plantada em 1914, e que está sendo cultivada por gerações há 103 anos na comunidade”.
Dentro da programação da festa esta marcada para as 9.30 horas o descerramento da placa que registra o histórico sobre a edificação a devoção da família Perin.
Confira abaixo alguns dados desta historia:
A devoção a Nossa Senhora de Lourdes em Rio Pinheiros Alto, berço da colonização italiana em Orleans, teve inicio em 09/01/1884, com a chegada a comunidade de Rio Pinheiro Alto, famílias vindas de Itália, as quais traziam em suas bagagens não somente sonhos de dias melhores, mas também muita fé.
O casal Geovanni Perin & Maria Tereza Giacomin Perin, vindos do Veneto Província de Treviso _ Comuna Cordignano – Itália e devotos de Nossa Senhora de Lourdes.
Construíram no ano de 1914 em sua propriedade ao lado direito da estrada, próximo à capela Imaculada Conceição um capitel onde faziam suas orações, juntamente com a comunidade.
Neste capitel, a família colocou sobre o altar a imagem em quadro de Nossa Senhora de Lourdes.
Em 12/02/1931, a comunidade começou a celebrar sua festa no centro comunitário.
Com a enchente de 24/03/1974, o capitel foi levado pelas águas.
A imagem de Nossa Senhora de Lourdes foi encontrada, após duas semanas a cerca de três quilômetros de Rio Pinheiros Baixo, pelo senhor Ivo Della Giustina. A imagem perdeu somente as mãos.
A comunidade ao saber da notícia, através de (Antônio Domingos Coan) dirigente de culto (Capelão) e David Debiasi, fabriqueiro atualmente chamado de Caep, foram buscar a imagem.
Está então passou a ficar na capela Imaculada Conceição até o ano de 1978.
Quando o casal Benio Manuel Cachoeira e Catina Menegasso Cachoeira, moradores da comunidade e devotos de Nossa Senhora de Lourdes, construirão ao lado esquerdo da estrada um novo capitel.
No dia 25/05/1978, dia de Corpos Christi, uma missa foi celebrada pelo Pe. Santos Spricigo. Naquela ocasião, a água que passa aos pés da imagem recebeu a benção, devotos de Nossa Senhora de Lourdes ainda hoje fazem uso desta água, quem passa pela estrada.
Em 1994, por ocasião a festa do Colono a capela precisou ser demolida para abrir à estrada e dar acesso à entrada e saída dos veículos dá festa.
Em 1997, a comunidade construiu a atual capelinha.
Em 01/03/1998, a capela recebe as bênçãos pelo Pé: Geraldo Luiz Canever.
Em 1998, a imagem foi restaurada pela família Debiasi, de Renato Debiasi, morador da comunidade de Rio Pinheiros Alto, em Orleans.
Este ano, na primeira quinzena de fevereiro, a comunidade fez a revitalização e jardinagens nos arredores do capitel.
Por ocasião da festa de Nossa Senhora de Lourdes, no dia 12/03/2017, a comunidade fará homenagens com registro histórico, sobre a edificação e devoção a Nossa Senhora de Lourdes, trazida pela família Perim, uma semente de fé plantada em 1914, e que está sendo cultivada por gerações há 103 anos na comunidade.
Fonte: (Antônio Domingos Coan, família Perin e Joelma Maria Bianco).