sexta-feira, 10 julho 2020 - 6:41

Reinventar-se em tempos de pandemia

A Educação por um novo ângulo

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de mudanças para as escolas. Se antes esses ambientes já se preparavam para transformações drásticas por causa da tecnologia, a covid-19 acelerou esse processo. Para ficar mais óbvio, as redes de ensino aderiram ao home office e as escolas passaram a transmitir aulas ao vivo e online.

Portanto, as instituições de ensino são orientadas a aproveitarem em ampla escala as ferramentas de tecnologia educacional, como por exemplo, as plataformas e ambientes virtuais de ensino, para garantir os processos pedagógicos de aprendizagem. Os sistemas de ensino já estão produzindo vídeo aulas, transmissões ao vivo, exercícios online, entre outros mecanismos. Todo esse esforço se faz para manter os estudantes em um ritmo de estudo e de conectividade para que ninguém fique para trás durante a suspensão das aulas, mesmo estando distantes do espaço físico da escola. Enormes são os desafios para implantar, ainda que de forma temporária, a educação a distância na educação básica no país.  A realidade apresenta alunos e famílias que não conseguem utilizar plataformas online de ensino, por não ter acesso as tecnologias atuais e também professores que carecem de formação técnica para direcionar processos de aprendizagem em ambientes virtuais.

Diante do momento, a pandemia está remodelando a forma como nos relacionamos com o mundo, com os outros e com nós mesmos.

Fonte: https://anec.org.br/noticias/desafios-para-educacao-em-tempos-de-pandemia/

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-