2 dezembro 2020 - 2:44

Artigo: Recuperação da economia já é realidade 

Por Victor Conceição, empresário, CEO da rede Barberia Vip

O Fundo Monetário Internacional (FMI) previu, no meio do ano, que 2020 é de recessão global e a recuperação aconteceria já em 2021.

Mas esta recuperação já começou. O setor de franchising também foi afetado pela “Corona Crise”, que o Brasil enfrenta há sete meses, mas o impacto, ao contrário do esperado, foi amenizado, graças a muito trabalho e planejamento.

Franquias de estética, por exemplo, já recuperaram quase 100% do faturamento, mesmo que as projeções do crescimento da economia brasileira, segundo relatório Focus do Banco Central, seja de retração de 5,52% do  Produto Interno Bruto (PIB).

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor representa 2,6% do PIB nacional, com mais de 3 mil redes de franquias que, juntas, faturam cerca de R$ 187 milhões. E são mais de 1,3 milhão de empregos gerados. Por isso os empresários do setor trabalharam tanto para amenizar o impacto.

Primeiro ponto foi admitir, entender e enfrentar a nova realidade. Se o Brasil esperava crescer mais de 2% neste ano, com a crise, além de não haver crescimento na economia, economistas vislumbram retrocesso. Alguns, inclusive, apontam decréscimo de até 5%, mas, particularmente, considero o número exagerado.

As mudanças no mercado não se restringem à economia. É digno de registro que as transformações no mercado – que alguns chamam de “novo normal” devem prevalecer.

As transformações são inúmeras e passam pela política, economia, modelos de negócios, relações sociais, cultura, psicologia social e a relação com a cidade e o espaço público, entre outras áreas da vida humana. Fomos “obrigados” a nos adaptar rapidamente e adotar tendências do futuro do trabalho, como novos comportamentos, tecnologias e mobilidade.

Em um mundo em constante e rápida transformação, atualizar seus conhecimentos é questão de sobrevivência no mercado, mas a era de incertezas causadas pela pandemia evidencia que o aprendizado contínuo – de diferentes maneiras e plataformas -é fundamental para se preparar para o mundo pós-pandemia.

A empresa que melhor se adaptar a este novo cenário sai na frente, hoje e no futuro.

Colaboração: RMCOM Comunicação

 

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
a href="#">
-Anúncio-