As autoridades de Saúde de Tubarão apresentam-se preocupadas por conta da movimentação das pessoas nas ruas da cidade no primeiro dia de reabertura do comércio, conforme estabelecido pelo Governo Estadual, em decreto. O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Daisson Trevisol, externa no boletim informativo desta segunda-feira (13) sobre a pandemia da Covid-19 esta situação, e faz outros alertas.

Em termos de números, Tubarão registra, até o momento, 897 casos notificados para a Vigilância Epidemiológica, com 143 exames coletados e encaminhados ao Laboratório Central de Santa Catarina, órgão que realiza a contabilização oficial do cenário da doença no estado. No município, 39 casos são confirmados para covid-19, – 29 pelo Lacen e 10 por testes rápidos realizados por laboratórios privados. Os casos descartados pelo Lacen, por exames negativos, somam 101, e 699 pacientes deixaram de ser acompanhados pelo COEMS por desparecimento dos sintomas.

Nos hospitais existem 15 pacientes internados – quatro em UTIs – todos casos confirmados – dois de Braço do Norte, um de Tubarão e um de Pescaria Brava. Em enfermarias são 11 os pacientes internados – 10 na adulta – três confirmados de Tubarão – e sete no aguardo dos exames – três de Tubarão, três de Capivari de Baixo e um de Balneário Gaivota. Ainda na enfermaria, mas na pediátrica, um paciente, de Criciúma, também espera o resultado do exame.

Sobre os casos suspeitos e que aguardam o resultado dos exames existem 14 pacientes, com 196 em monitoramento pelo Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde, o COEMS. A equipe está à disposição para tirar quaisquer dúvidas sobre o novo coronavírus, ou em caso de surgimento de sintomas, das 7 às 22 horas, todos os dias, através dos telefones (48) 3621-9618 e (48) 3621-9619.

Fonte: Notisul