30 setembro 2020 - 4:33

Psicóloga aborda tema ‘Setembro Amarelo’ com alunos no Centro Educacional Meta

 

O Centro Educacional Meta de Orleans realizou nesta segunda-feira, 23 de setembro, uma palestra sobre o tema Setembro Amarelo, que envolveu os alunos do 5º ao Ensino Médio da unidade escolar.

Conforme a coordenadora pedagógica Elaine Fraga Trancozo, nesta segunda-feira 23, o tema foi abordado pela psicóloga Janaína Nieiro aos alunos do quinto ano ao ensino médio. “Já na próxima quarta-feira (25) será realizado outra atividade envolvendo os alunos da educação infantil ao 4º ano, também no sentido do Setembro Amarelo, no entanto, com uma linguagem mais apropriada a faixa etária e falando sobre sentimento”, frisa  Elaine Fraga Trancozo.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado, e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil.

Vale salientar que no Brasil a faixa etária mais preocupante engloba jovens entre 15 e 25 anos, por isso sugere-se que a prevenção comece ainda na infância. Nesse sentido, a escola tem uma significativa parcela de responsabilidade nesse processo.

Na idade escolar, a percepção do suicídio como forma de findar o sofrimento pode estar atrelada a outras adversidades enfrentadas pelo jovem, seja dentro, seja fora da escola. Questões como bullying e cyberbullyingdepressão, relações familiares conturbadas, entre outras, podem estar na raiz do problema.

Vale lembrar que o trabalho de prevenção ao suicídio, especialmente em escolas e no ambiente familiar, é contínuo. Afinal, as questões que podem levar um jovem a um ponto extremo não surgem de um dia para o outro.

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-