27 setembro 2020 - 9:31

Polícia Militar informa dicas de segurança para lagos, rios, piscinas e cachoeiras

A área da 2ª Companhia da Polícia Militar, abrange os municípios de Gravatal, Armazém e São Martinho. Esses municípios dispõem de diversos atrativos aquáticos. Contudo, é muito importante que os banhistas não se coloquem em situação de risco.
Em rios e lagoas obedeça aos alertas sobre correntezas e águas profundas, mesmo que esteja usando equipamentos auxiliares como boias e coletes. As correntes modificam a profundidade sem aviso prévio. Não pule das cachoeiras, pontes e pedras, nem mesmo em águas paradas. Esse tipo de mergulho pode causar acidente e lesionar a coluna vertebral.
Nas cachoeiras, outro perigo são as trombas d`água provocadas por cheias repentinas em decorrência de chuvas fortes. Em caso de temporais nas cabeceiras dos rios, afaste-se imediatamente dos cursos d`água. Na ausência de socorro especializado, caso presencie um afogamento, evite se aproximar da vítima diretamente. Enquanto o resgate não chega, jogue algum material flutuante para a pessoa se apoiar (boia, prancha, bola, isopor, madeira).
Piscinas de clubes, hotéis e parques aquáticos também são muito frequentadas no verão. O banhista deve respeitar os limites de peso e altura e a profundidade para uso de cada equipamento. Se a piscina for em casa, evite brinquedos e boias nas bordas e dentro d`água para não atrair crianças e, se estiver fora de uso, o ideal é ficar coberta por precaução. Outra preocupação com acidentes é acionar o filtro da piscina somente fora do horário de uso.

Polícia Militar de Gravatal

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-