19 setembro 2020 - 10:01

PMSC usará farda histórica na reinauguração da ponte Hercílio Luz

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) fará uma homenagem especial durante o desfile de reinauguração da Ponte Hercílio Luz, nesta segunda-feira, dia 30 de dezembro. Os policiais que estarão conduzindo os carros históricos e patrulhando durante o desfile estarão vestidos com uma farda histórica, uniforme idêntico ao usado na inauguração da ponte em 13 de maio de 1926.

O comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, disse que o trabalho de pesquisa foi minucioso. “Além de querermos homenagear de forma ímpar esse momento histórico, conseguimos trazer um pouco da história da nossa corporação”, afirmou. Coronel Araújo Gomes deverá participar do desfile em um jipe histórico da PMSC acompanhando de soldados vestidos com a farda de época.

A história

O uniforme retrata o fardamento utilizado pela Polícia Militar de Santa Catarina em 1926 – ano de inauguração da Ponte Hercílio Luz. Naquela época, ainda chamada de Força Pública, a corporação era comandada pelo lendário tenente-coronel Pedro Lopes Vieira.

Buscando o resgaste de todo o cenário histórico em torno da Ponte Hercílio Luz, foram recriados os fardamentos utilizados no dia da inauguração da obra pelos integrantes da então Força Pública, bem como a restauração de uma viatura daquela época.

Em detalhes herdados ao longo dos anos como pela Guerra do Contestado e chegando até outras influências estrangeiras – como o Laço Húngaro, utilizado no fardamento dos Oficiais, foram recriados os uniformes fielmente aos utilizados naquela manhã chuvosa de 13 de maio de 1926 na cabeceira da Ponte Hercílio Luz.

O resgate histórico foi realizado por meio da Diretoria de Apoio Logístico e Financeiro (DALF) com apoio e consultoria técnica do tenente-coronel da reserva, o médico José Carlos Xavier Roberge.

Texto: Marcelo Passamai – Por 1º Tenente Marcos Rocha Castro – Polícia Militar de Santa Catarina

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-