Um grupo formado por piscicultores e técnicos dos municípios de Orleans e Urussanga participou nos dias 12 e 13 de abril do corrente ano de uma excursão para conhecer tecnologias e experiências na produção de peixes na região de Itajaí.
O evento foi promovido pela Epagri em parceria com a Associação de Piscicultores de Orleans – APO e contou com recursos do Programa SC Rural, do Governo do Estado.
No primeiro dia da excursão os participantes visitaram propriedades rurais que trabalham com produção de peixes de água doce, principalmente tilápias, pesque pagues e uma unidade de abate e filetagem de tilápias que possui registro no Serviço de Inspeção Municipal – S.I.M e que comercializa filé de tilápias para a merenda escolar, além de serem recebidos pela diretoria da Associação dos Aquicultores de Gaspar – Aquipar. Conheceram também a unidade de produção de Alevinos da Aquasul, localizada no município de Ilhota/SC e que atualmente é a maior unidade de produção de alevinos do Estado.
Já no segundo dia de visitas o grupo conheceu o trabalho de pesquisa e melhoramento genético de tilápias, que é realizado pela Epagri na Estação Experimental de Itajaí e o trabalho de desenvolvimento de sistemas produtivos do jundiá, que é realizado pela Epagri no Campo Experimental de Piscicultura de Camboriú/SC.
Durante a excursão os piscicultores puderam trocar experiência, conhecer novas tecnologias e realidades, receber informações e orientações técnicas sobre produção de peixes de água e se integrar com os piscicultores da região de Itajaí, destaca o Eng.º Agrônomo da Epagri de Orleans.