25 setembro 2020 - 8:55

Orleans: Chapadão e seus Encantos

A 26 quilômetros distante da cidade cede, Orleans, nas encostas da serra geral, localiza-se a Comunidade de Chapadão!

Nome este que chama atenção, mas sua origem se dá pelas condições do terreno, onde localiza-se a comunidade. Por ser uma Chapada, considerável plana, os primeiros imigrantes que por aqui chegaram, por volta do ano 1928 começaram então a chamar de Morro da Palha de Cima, porque antes em 1896 imigrantes poloneses habitaram a localidade de Morro da Palha.

Por já existir o nome Morro da Palha, começaram então a chamar o Morro da Palha de Cima, de Chapadão, pois localizava-se em uma Chapada e em um lugar alto. Sua colonização se deu por Imigrantes Poloneses, por isso ate hoje é considerada a Comunidade dos ” Polacos”.

Hoje temos varias etnias em nossa comunidade, mas ainda a que mais se destaca são os descendentes poloneses.

Atualmente temos aproximadamente 55 famílias que residem em nossa comunidade. Suas atividades predominantes são os aviários de postura e recria, produção de gado leiteiro, fumo e outras…

Povo católico, que tem fé e devoção em seu padroeiro Santo Adalberto, bem como em seu Co Padroeiro São João Paulo II, e Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia e dos descendentes poloneses.

A comunidade também tem a organização dos descendentes poloneses através da APOLSCA ( Associação dos Descendentes de Poloneses das Encostas da Serra Catarinense), associação esta que esta voltada para o cultivo e valores das tradições polonesas.

Suas lideranças estão sempre atentas para com as atividades da comunidade, buscando assim o bem comum para todos.

Enfim, lugar encantador, pela beleza de suas serras, com o formato de um garrafão e também o famoso ” bugrinho “, suas belas cachoeiras e riachos, bem como a própria formação da vegetação.

Com certeza ainda é um bom lugar para se viver, apesar da correria do dia a dia, ainda encontramos neste pedaço de chão, paz, tranquilidade, bons amigos e famílias ordeiras que lutam dia após dia para terem uma vida melhor

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-