31 julho 2021 - 5:32

O papel do Enfermeiro mediante a Sociedade.

Ser enfermeira é ser responsável pelo cuidar, visando às múltiplas dimensões do ser humano. É ter a capacidade de planejar uma assistência baseada em evidências e ter empatia na realização de suas ações. A enfermagem, representada pelos inúmeros enfermeiros, técnicos e auxiliares, é responsável pelo planejamento e execução de diversas ações que visam ao reestabelecimento da saúde do indivíduo. É essencial no processo de organização do sistema de saúde dentro de uma sociedade.

Este profissional trabalha para salvar vidas, cuidando do ser humano nos seus momentos difíceis, mas também nos seus momentos mais felizes. Esse cuidado é baseado em ciência, em conhecimento e em pesquisa. É uma grande satisfação porque ao cuidar do próximo, eu cuido de mim mesma, é lutar pela vida e pela dignidade humana e estar presente desde antes do nascimento até o final da vida.

É muito gratificante reconhecer e lembrar neste momento em que a sociedade mundial vive uma situação tão desafiadora diante dessa pandemia. No entanto, penso que o nosso trabalho sempre foi esse: cuidar do ser humano, estar exposto às doenças, colocar nossas vidas em risco, abrir mão da nossa família para estar próximo da família do outro, abrir mão de datas comemorativas para trabalhar em plantões exaustivos. Esse reconhecimento deveria existir sempre. Quem sabe a partir de agora as profissões de saúde sejam mais valorizadas e reconhecidas pela sociedade em geral e, sobretudo, pelos gestores públicos.

Fontes:

https://www.fismafaculdade.com.br/enfermagem-2020-revela-a-importancia-da-profissao-para-o-mundo/.

https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/semana-da-enfermagem-enfermeiros-da-ufpr-comentam-a-importancia-da-profissao/

- Anúncio -
-Anúncio-