23 setembro 2020 - 12:55

O Papel da Leitura no Desenvolvimento da Criança

Você tem o hábito de ler e contar histórias para seu filho (a)?

A leitura é o caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação e as emoções de forma prazerosa e significativa. Sabemos que os momentos mais propícios para o desenvolvimento de uma criança são nos seus primeiros anos de vida. Nessa idade é possível auxiliar a criança a compreender a si mesma, seu corpo, seus gostos e estimular alguns hábitos.

Para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, fantástico e lúdico, assim, com certeza ele será um bom leitor. O gostar de ler é construído em um processo individual e social ao mesmo tempo, pois ouvir histórias é para quem sabe e também para aquele que não saber ler.

Sendo indispensável que em casa a criança tenha no seu dia a dia um espaço e um tempo reservado à leitura, pelo puro prazer da mesma, essa passou a tornar- se uma tarefa dos pais, ao qual deverão ter a preocupação de criar um ambiente adequado para que a criança seja capaz de ir lendo e exercitando a sua imaginação. Portanto, ressaltamos a importância do manuseio de materiais, como; livros audiovisuais, jornais, figuras ilustrativas, cartazes, revistas etc. Na qual as crianças, uma vez que ao observar produções artísticas, passam a conhecer de forma gradativa as características das figuras de linguagem.

Sendo assim acredita- se que a leitura pode contribuir para emancipação do sujeito, tornando-o um cidadão mais consciente, e com uma visão mais ampla do mundo, e ajudando-o na transformação de si e da sociedade em que vive.

Fontes:

https://bdm.unb.br/bitstream/10483/1279/1/2009_RobertaDannemannVargas.pdf

https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/tcc14.pdf

 

- Anúncio -
-Anúncio-