Foto: Divulgação

Integrantes dos dois Núcleos Femininos Auriverde participaram nos dias 26 e 27 de outubro passado, do maior evento voltado ao público feminino do cooperativismo catarinense. Organizado pelo SESCOOP/SC, o 14° Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reuniu aproximadamente 900 mulheres entre lideranças, cooperadas, esposas de cooperados e colaboradoras de diversas cooperativas catarinenses. A caravana Auriverde contou com a participação de 40 mulheres pertencentes aos Núcleos Femininos das regiões oeste e sul do estado.

Com o tema “Mulheres Cooperativistas: Estrelas da Vida Real”, o encontro deste ano foi realizado no Centro de Convenções Oceania Center, na Praia dos Ingleses, em Florianópolis. Durante os dois dias do evento foram realizadas diversas palestras focadas em assuntos como cooperativismo, autonomia e controle emocional, relacionamento interpessoal e autoestima. Além das palestras, o Grupo Espaço Sou Arte de Campo Mourão, PR, fez várias apresentações artísticas durante o evento.

A programação do primeiro dia contou com as palestras “Cooperativismo: um legado para a prosperidade”, conduzida por Zeca Mello; “De bem com a vida consigo mesmo e com os outros”, ministrada por Jeanine Rolim Meier e “Autonomia emocional: você é líder ou vítima de si mesma?”, ministrada por Heloísa Capelas. Na noite do dia 26, foi realizado jantar de confraternização e baile de máscaras. No segundo dia do evento aconteceram as palestras “Como gerenciar a raiva” com Patrícia Santos e “Tempo de Crescer e de Florescer”, com Lígia Guerra.

 

Depoimentos

A associada e líder da Auriverde Susana Cataneo Bett de Lauro Müller, destaca em seu depoimento que “o tempo é algo precioso demais para perdermos enquanto estamos ao lado de pessoas especiais. Por isso aproveitei cada momento ao lado de cada uma, percebendo em cada movimento e palavra como todas são maravilhosas. Minha gratidão pela oportunidade de ter participado do 14º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas. Foi um momento de grande aprendizado para minha vida pessoal e social. Agradeço a Auriverde por me conceder a oportunidade de ter vivido nesses dois dias a magia de um mundo encantado e a realidade do meu dia a dia, com palestras maravilhosas”.

Para as funcionárias da Auriverde Fernanda Alberton Bianco e Edini Kluge, que acompanharam e coordenaram as mulheres dos dois Núcleos Femininos, o evento foi marcante em todos os sentidos, especialmente pela beleza do local, pela qualidade das palestras e pela oportunidade que as mulheres tiveram de aumentar o conhecimento sobre cooperativismo. É muito gratificante poder proporcionar momentos de lazer e aprendizado para nossas mulheres cooperadas, fazendo com que elas se tornem cada vez mais atuantes e protagonistas nos processos da cooperativa e integradas à comunidade, destacaram Fernanda e Edini.