1 outubro 2020 - 5:58

Novembro Azul: Roda de Conversa aborda os cuidados com a saúde do homem, em São Ludgero

Com o objetivo de alertar os homens sobre os cuidados que devem ter com a saúde, especialmente, as doenças como o câncer de próstata, acontece hoje, segunda-feira, 4 de novembro, às 19h30min, em São Ludgero, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, uma Roda de Conversa com os médicos especialistas Reginaldo Oenning, Eletânia Esteves de Almeida e Paulo Sérgio Machado. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

   No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. Segundo estatística do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no ano de 2018 mais de 68 mil novos casos foram identificados no Brasil e em 2017 mais de 15 mil homens morreram da doença.

    Para a Secretária da Saúde, Nilva Schlickmann Pickler, o evento é uma forma de incentivar ações preventivas, a prática da realização de exames de rotina e que os homens devem pensar e agir em prol de sua saúde. “É mais uma oportunidade de os homens participarem, adquirirem muito conhecimento e sanarem várias dúvidas”, pontua a secretária.

    A ação faz parte do Novembro Azul é uma realização da Secretaria da Saúde, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Rotary Club São Ludgero.

   Outra ação referente ao Novembro Azul acontecerá no dia 17. Trata-se de um Passeio Ciclístico às 9 horas com o ponto de encontro em frente a Igreja Matriz São Ludgero.

Bertoldo Kirchner Weber

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-