18 setembro 2021 - 11:37

Museu ao Ar Livre Princesa Isabel realiza reposição do madeiramento

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde – Febave, está se preparando para a reposição do madeiramento das calhas de distribuição de água das unidades: Ferraria, Atafona, Marcenaria e Serraria e restauração das rodas d’água das unidades Atafona e Marcenaria. Os materiais já foram adquiridos e estão sendo preparadas as madeiras, com aplicação de cupinicida hidro-repelente. Posteriormente, serão desmanchadas as calhas existentes a fim de refazer as novas estruturas.
“Tendo em vista que as estruturas das calhas de distribuição de água e rodas d’água existentes no Museu encontram-se em estado de degradação, faz-se necessária a intervenção. As calhas têm papel fundamental para garantir o funcionamento das rodas d’água”, destacou Valdirene Böger Dorigon, diretora do Museu.
O projeto de Conservação de Unidades do Museu ao Ar Livre está sendo realizado com recursos do Termo de Fomento nº 006/2021, no valor de R$50.000,00, repassado pela Prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura.
Em contrapartida, o Museu realizará e sediará uma capacitação para os docentes da Rede Municipal de Ensino de Orleans, com tema relacionado a imigração e colonização do município de Orleans. A atividade está programada para acontecer no dia 30 de julho com as estagiárias e no dia 06 de setembro com os professores.
A Diretora de Cultura da Prefeitura de Orleans, Andréa Debiasi, frisou a necessidade do repasse do recurso para manutenção das unidades do Museu, “por ser reconhecido como um patrimônio cultural brasileiro, pelo Conselho Nacional do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). E, com isso, a sociedade também será beneficiada com essa reforma, preservando um dos bens culturais e turísticos mais importantes de nosso município”, ponderou.

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-