19 setembro 2020 - 12:13

Legislativo São Ludgero: Confira os assuntos da Sessão Ordinária de 09 de setembro

O senhor presidente Laudi da Silva realizou a abertura dos trabalhos da Sessão Ordinária e solicitou a mim, Lucas Peters, secretário, que procedesse a leitura da convocação da suplente de vereadora Solange Mattei Santana,  para que a mesma ocupe a cadeira deixada pelo vereador Alexandre Pereira durante o período de sua licença.

No expediente foram registrados:

Oficios da Prefeitura Municipal de São Ludgero encaminhando os seguintes: Projeto de Lei Complementar Nº 12/2019, em substituição ao Projeto de Lei Ordinária Nº 33/2019, que Institui o Fundo Municipal do Idoso de São Ludgero.

Projeto de Lei Ordinária Nº 35/2019, que abre crédito adicional suplementar. Depois de lidos os projetos foram encaminhados para a análise das respectivas comissões permanentes. Oficio da vereadora Maria Marlene Schlickmann encaminhando o Projeto de Lei Ordinária de Origem Legislativa Nº 6/2019, que institui a semana municipal da pesooa com deficiência intelectual e múltipla. Depois de lido foi encaminhado para a análise das Comissões de Constituição e Finanaças e de Saúde, Educação e Cultura.

 

Na Ordem do Dia foram deliberados:

Projeto de Lei Complementar Nº 11/2019, que altera a Lei Complementar Nº 225/2018. Depois de alguns comentários, o projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação.

Indicação Nº 07/2019 de autoria do vereador Laudi da Silva solicitando ao Executivo Municipal, a imediata implantação de legislação para controle de atividades de ambulantes, oriundos de outras comunidades, que atuam no município de São Ludgero. A indicação foi aprovada por unanimidade.

No espaço destinado para as explicações pessoais fizeram uso da tribuna os vereadores Lupercio Becker, Adriano Becker, Maria Marlene Schlickmann, Lucas Peters e Laudi da Silva.

 

Tribuna:

Lupércio Becker (PSDB) –

O vereador comentou, mostrando fotos no telão, sobre desmoronamentos que ocorreram e que ainda podem ocorrer na Estrada Geral Três Divisas, recém pavimentada. Alertou para que fosse feito algo a fim de evitar um problema maior com a chegada das chuvas de verão. Disse que nos asfaltos novos não tem nenhum acostamento, que colocam as certcas rentes a pista, e que é importante ter acostamento. Aparte a vereadora Maria Marlene Schlickmann, disse que há proprietários que tem consciência e deixam espaço, mas alguns não, e isto foi assunto na reunião com o prefeito na manhã de segunda-feira, 09. Lupércio solicitou que deveria se impor regras neste sentido através de projeto de lei. Por fim, o vereador disse que a Administração deveria ser humilde e retirar o processo contra um cidadão que denunciou uma pavimentação, segundo ele, comprovadamente mal feita na comunidade de Santo Antônio.

Adriano Becker (MDB) –

O vereador evidenciou o trabalho da fanfarra no Desfile Cívico no dia 7 de setembro, sobre a organização do mesmo e das pessoas que participaram. Agradeceu especialente a Sérgio e Débora Buss, pela organização da fanfarra. Em outro momento falou sobre a eleição para o Conselho Tutelar, da seriedade da eleição e a responsabilidade do cargo. Pediu para que os eleitores avaliem com consciência seus candidatos. Por fim, comentou sobre a conquista do bronze pela atleta Monique Varmeling, no troféu Caixa de Atletismo, que São Ludgero é vice-campeão da Taça Brasil Clubes Sênior Bocha Rafa Vollo Masculino, disputada em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro e também sobre a equipe de São Ludgero que conquistou um total de 7 medalhas ao disputar no final de semana (dias 7 a 8 de setembro), em Jaraguá do Sul, o Campeonato Estadual  Caixa de Atletismo Sub-18.

Maria Marlene Schlickmann (MDB) –

A vereadora manifestou a satisfação de estar retornando aos trabalhos legislativos. Falou sobre a participação da mulher na política mencionando o momento em que duas mulheres estão no cargo de vereadoras, citando a vereadora Solange Mattei Santana. Fez um breve relato sobre o histórico das mulheres no Legislativo Muncipal e da importância de provocar a participação delas no pleito eleitoral. Comentou sobre projeto da APAE e que a diretora Daniela, junto do presidente da Intituição, Matias Weber farão uso da tribuna na próxima semana. Parabenizou a Administração pela realização do Desfile Cívico deste ano. Por fim comentou sobre evento do Grupo de dança, Incessarte.

Lucas Peters (PP)

O vereador falou que Laudi da Silva deveria ter sido presidente no primeiro ano de mandato e ele, Lucas, deveria estar sentado na mesma cadeira no ano 2020. Falou sobre cemitério e falta de vagas que deve ocorrer em breve. Comentou que deveria ser feio uma roçada próximo ao asfalto na Estrada Geral Nova Estrela. O vereador solicitou algumas melhorias ao líder do governo.

Laudi da Silva (PSB)

Laudi agradeceu a oportunidade de novamente estar como presidente da Casa Legislativa e que no ano em que presisidiu pôde contribuir com obras e muitas coisas boas para o Munciipio. Comentou sobre a importância de estabelecer regras para vendedores ambulantes que vem de fora e atuam no Munciipio, tendo em vista as lojas e empreendedores locais que pagam impostos aqui. Outro assunto foi sobre a ocorrência de 3 mortes em apenas 15 dias, na Rodovia SC – 108, na comunidade de Santo Antônio, solicitou que algo deve ser feito de forma urgente, que já solicitou outras vezes, mas que no momento deve se observar a melhor solução.

Por fim falou sobre a importância e a luta para instalação de um Parque Industrial em São Ludgero.

Fernando Sonbrio – Assessor de Comunicação do Legislativo de  São Ludgero

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-