terça-feira, 14 julho 2020 - 4:38

Instituto Leonardo Murialdo assina escritura de doação de 5.02 hectares de terra ao município de Orleans

Em ato realizado nas dependências do Seminário São José, a Prefeitura de Orleans recebeu oficialmente cinco hectares de terra pertencente ao Instituto Leonardo Murialdo (ILEM).

A solenidade de assinatura da Escritura Pública de Doação do Imóvel aconteceu na tarde desta segunda-feira, 23, e reuniu autoridades municipais e representantes do Instituto Leonardo Murialdo (ILEM), imprensa e membros da comunidade.

O impasse entre a prefeitura e o ILEM finalmente chegou ao fim em agosto passado, após cerca de  quatro meses de negociações. No acordo definiram que 5,2 hectares serão doados ao município e três hectares tornar-se-ão área de interesse público. O restante da área será utilizado pela Congregação para a construção de um loteamento, de cerca de 280 unidades.

“A decisão foi tomada de forma criteriosa e consciente e com plena autonomia por parte da Diretoria e Associados do ILEM, reconhecendo o apoio que o Seminário recebeu da comunidade orleanense ao longo da história”.

O padre Joaci Della Giustina, presidente do ILEM, ressaltou em nota “Os Josefinos Murialdo em todas as suas atuações sempre agiram dentro da legalidade, atendendo a legislação vigente. Todas as decisões administrativas tomadas pelo Instituto Leonardo Murialdo visam atender integralmente as suas finalidades estatutárias que  primam pela educação e assistência social”.

“Na negociação ficou claro e ‘reconhecido em cartório’ a exigência do uso do imóvel doado pelo ILEM, exclusivamente pelo Poder Público Municipal e em benefício da comunidade orleanense. Pedimos que a comunidade seja a guardiã deste patrimônio doado e que sua utilização seja em prol do bem comum”, esclarece a nota.

O vice-prefeito Mário Coan, destacou que  desde os primeiros momentos esteve ao lado do prefeito para chegar a uma negociação. Desde o início do acontecido a intenção da prefeitura sempre foi “no sentido de buscar a melhor solução que beneficie a cidade, permitindo a melhoria da infraestrutura urbana, levando a qualidade de vida do orleanense”.

A decisão foi tomada, após uma série de reuniões entre o Executivo e direção do Instituto. “A área doada pelo ILEM está localizada em frente ao Seminário, nesse lugar o município vai construir o Parque Municipal de Orleans”, disse o prefeito Jorge Koch,  avaliando que após a negociação todos saíram ganhando, garantiu o chefe do executivo, satisfeito com a celebração do acordo.

As tratativas

A disputa pela área iniciou quando o prefeito Jorge Koch emitiu o decreto 4.572 que tornava de utilidade pública, a fim de ser desapropriado pelo município por via amigável ou judicial, uma gleba de terras (cerca de 34 hectares), de propriedade do Instituto Leonardo Murialdo (ILEM).

O assunto foi abordado em uma Audiência Pública e de várias sessões da Câmara de Vereadores de Orleans. Após as negociações e com o acordo feito, os vereadores aprovaram a doação dos 5,2 hectares de terra ao município. Após a aprovação, o prefeito Jorge Koch revogou o decreto 4.572. Com a doação da área, o município poderá implantar novos equipamentos públicos e fomentar o turismo municipal.

Por: Gerciana Ascari – Imprensa News Sul

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-