quinta-feira, 13 agosto 2020 - 10:52

Indústria de guardanapos de luxo registra procura três vezes maior de restaurantes que  trocam tecido por descartável embalad

Segundo Abrasel, movimento representa aceleração de uma tendência que já existia antes da pandemia

Entre as medidas de higiene e segurança que estão sendo adotadas pelos restaurantes de alto padrão, na retomada do atendimento gradual ao público durante a pandemia do coronavírus, está a substituição dos tradicionais guardanapos de tecido por opções de papel. São versões mais sofisticadas e embaladas individualmente, que além de serem mais higiênicas, apresentam melhor custo-benefício aos estabelecimentos. A tendência foi observada por uma indústria de guardanapos de luxo, que registrou procura três vezes maior do que a fábrica em seus momentos normais de funcionamento.

De acordo com Celso Rufatto, da Relevo Guardanapos, indústria de Curitiba (PR) que atua nacionalmente, após uma queda brusca no faturamento em abril, com o fechamento dos restaurantes e suspensão de eventos, a empresa agora vivencia a retomada gradual dos negócios com esse volume crescente da procura pela linha de mesa de luxo e pelo produto embalado individualmente. “O volume maior de procura e consequentemente de fechamento é na região de Curitiba, mas já estamos negociando com grandes restaurantes do Sudeste”, destacou.

Rufatto ainda explica que o guardanapo de alto padrão embalado individualmente é algo inédito. “O mercado tinha somente a versão pequena embalada, utilizada em restaurantes fast food. Nós inovamos lançando o guardanapo de alto padrão embalado individualmente. Nunca vimos isso em nenhuma parte do mundo, salientou.Conforme destaca o presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, a maior procura pelo item de papel para substituir o tecido está entre as mudanças que já eram tendência no setor antes da pandemia e que foram impulsionadas por ela, a exemplo do cardápio digital, dos aplicativos de entrega e dos serviços delivery como um todo. “O guardanapo de papel é mais prático, mais higiênico, acho que acelerou um processo que já estava em andamento e isso é positivo”, opinou.Com essa maior demanda, a Relevo passou de uma queda a 8% do seu faturamento pretendido em abril para 30% em junho. “Nós temos cerca de 40 negociações ativas, das quais 80% devem ser efetivadas”, disse Rufatto. Segundo ele, a intenção dos restaurantes com a troca é dar o máximo de sensação de segurança aos clientes, porém, sem perder a boa apresentação na mesa.Entre os restaurantes que já fecharam negócios com a Relevo nos últimos três meses estão tradicionais estabelecimentos de alto padrão, a exemplo do Petit Château, Devons, Terrazza 40, La Varenne, Porccini trattoria, Cesar Monteiro buffet, entre outros.

Ainda conforme destacou Solmucci, da Abrasel, o protocolo que os restaurantes devem adotar para reabertura não é complicado, visto que os cuidados com a segurança dos alimentos já seguem padrões rigorosos. O que muda é o cuidado com as pessoas. “Tem mudanças importantes como do cardápio que não vai ser mais de papel, passa a ser digital, escrito em um quadro ou plastificado para permitir a limpeza; a priorização da utilização de itens descartáveis, que permitam uso único. Deixa-se de ter toalha de mesa para que seja mais fácil higienizar com álcool, deixa-se de ter o guardanapo de pano para usar o de papel e assim por diante. É um momento que exige atenção de todos, tanto do estabelecimento como do consumidor, que precisa estar atento para frequentar locais em que as pessoas e os próprios restaurantes estejam adotando as ações necessárias”, salientou.

Sobre a Relevo

São 35 anos de uma história movida por qualidade e excelência em atendimento. Localizada em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, a Relevo Guardanapos busca unir praticidade com sofisticação, com opções de guardanapos especiais para locais e ocasiões distintos.

Nos produtos, a textura macia e de alta absorção é a marca registrada. Referência nacional e com mais de 4 mil clientes localizados em todo o país, a empresa atende diversos segmentos, oferecendo as linhas de toalha de lavabo, guardanapos de alto relevo e coloridos.

A melhor opção é estudada junto com o cliente para oferecer o serviço mais adequado à necessidade do momento. Os atendimentos, feitos também de maneira online, são realizados com todas as recomendações do Ministério da Saúde.

A linha completa de produtos e mais informações sobre a Relevo Guardanapos podem ser encontradas no site. Para falar com os atendentes, é possível ligar nos telefones (41) 3699 8800 ou (41) 99682 8905.

Bruna Robassa-Centro de Comunicação

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-