29 outubro 2020 - 1:36

IMA e PMA realizam soltura de Jacaré-de-Papo-Amarelo

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e a Polícia Militar Ambiental (PMA) realizaram nesta terça-feira, 13 de outubro, a soltura de um jacaré-de-papo-amarelo, espécie ameaçada de extinção no Brasil.

O animal que estava machucado foi encontrado por um morador de Florianópolis em 05 de setembro e resgatado pela Polícia Militar Ambiental. A equipe do IMA, com apoio do Instituto Espaço Silvestre, entrou em contato com o Oceanic Aquarium, localizado em Balneário Camboriú que, prontamente, aceitou receber o jacaré.

No setor extra/quarentena do Oceanic Aquarium a fêmea, de 9,8 quilos, passou por cirurgia onde foi feita a amputação e remoção dos tecidos necrosados e contaminados. Após 38 dias de tratamento, o animal, que ganhou o apelido de Cuca, foi devolvido à natureza.

Para o deslocamento, por questão de segurança, a PMA precisou conter a boca do animal com fita.

Resgate de Animais Silvestres

O IMA, por meio da Gerência de Biodiversidade e Florestas, realiza a coordenação de todos os resgates de animais silvestres encontrados em Santa Catarina. O IMA conta com a parceria da Polícia Militar Ambiental para o resgate e soltura. Por ano são resgatados e recuperados, em média, quatro mil animais das mais variadas espécies.

A maioria é encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis. Quando o local não pode receber, os bichinhos são levados a zoológicos e instituições parceiras até a soltura.

Ao encontrar um animal silvestre, o recomendado é ligar para a Polícia Militar pelo número 190 ou encaminhar e-mail para fauna@ima.sc.gov.br.

Fonte: Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA)

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
a href="#">
-Anúncio-