Com a entrega da ordem de serviço, o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, assina nesta terça-feira, 3/4, no Salão Nobre da Unisul, a retomada da construção e conclusão do Centro de Inovação de Tubarão, um dos 13 Centros de Inovação que estão sendo implantados em Santa Catarina. Eduardo Pinho Moreira, afirma que a obra só não está pronta por que a empresa que ganhou a licitação abandonou a obra. O que exigiu do governo readequaçoes ao projeto e nova licitação. “Agora sim, concluída a licitação, mais de 1,6 milhão de reais serão investidos na conclusão desta obra de inovação e tecnologia fundamental para Tubarão, que tem essa vocação”, aponta o governador.
O vice-presidente da Fundação Unisul, Valter Alves Schmitz Neto, ressalta que a instalação de um Centro de Inovação no município é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento regional. “Somando este esforço do Centro de Inovação com o Uniparque (Parque Científico e Tecnológico da Unisul), com as iniciativas da Agetec (Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul), com todas as ações que a universidade empreende, no sentido do desenvolvimento e da inovação, certamente se está dando passos firmes para a concretização de uma nova economia, de uma economia baseada na criatividade, na geração de emprego e renda, o que beneficia e favorece toda a Região Sul do estado”, completa.
Os Centros de Inovação foram pensados para serem os pontos de difusão da inovação e do empreendedorismo nas regiões catarinenses dentro de um projeto que visa conduzir Santa Catarina a novos patamares de competitividade. Para a cidade de Tubarão, que tem se destacado no cenário nacional na criação de startups, o Centro de Inovação é um importante instrumento de desenvolvimento e pesquisa, pois vai potencializar a geração de empreendimentos inovadores na região, e de forma articulada com os outros Centros do Estado será capaz de competir nacional e internacionalmente. O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina (SDS/SC), Jean Vogel, destaca que “o projeto da Rede dos Centros de Inovação contempla 13 cidades do estado, repetindo a experiência que deu certo em países como a Coréia do Sul, China, Cingapura, Estados Unidos, entre outras nações com ações focadas na economia do conhecimento. Desenvolvendo o que temos de melhor no estado, o talento do catarinense”.
O Centro de Inovação do município congrega as forças da chamada Tríplice Hélice: governo, empresas e universidade. Essa congregação beneficia a sociedade no momento em que todos os atores têm o objetivo comum de atuar pelo desenvolvimento da região, com vistas ao futuro cenário econômico abundante em conhecimento e criatividade aplicada. “A Unisul acredita muito neste tripé da sociedade que busca o desenvolvimento baseado em conhecimento, talento e ideias. O mundo está caminhando para isso e a universidade está conectada com este novo formato”, afirma o vice-reitor da Unisul, Lester Marcantonio Camargo.
O papel da universidade neste movimento do Centro de Inovação está muito ligado ao gerenciamento de competências para a geração de inovação e empreendimentos, fornecendo conhecimento mais qualificado, levando as pesquisas para este movimento de inovação. “As principais áreas focos do Centro serão: Saúde, Energias, Cidades Inteligentes e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A ideia é que a Unisul direcione esforços para estas áreas, onde já há a competência instalada, com programas de stricto sensu e pesquisas realizadas no mercado”, conclui Fabio Zabot Holthausen, representante da Unisul no Comitê de Implantação do Centro de Inovação.
O prefeito de Tubarão e presidente do conselho curador da Unisul, Joares Carlos Ponticelli, reforça que o emprego do futuro passa pela inovação, e para a cidade passa por este passo dado em definitivo. “Estou muito feliz de comemorar este momento aqui na Unisul, que foi de onde surgiu a provocação lá em 2013, muitos se envolveram neste tempo todo, eu estava presidente da Assembleia Legislativa naquela época, nunca imaginei que seria o prefeito da cidade que viveria este momento, tendo em vista que este empreendimento será o grande gerador de emprego e renda para Tubarão e região”, conclui Joares.