26 setembro 2020 - 4:21

FECAM alerta municípios para o golpe envolvendo GOVCONTA

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) volta a reforçar o alerta para os gestores municipais para que se previnam e tomem alguns cuidados para evitar o roubo ou furto de informações públicas e recursos financeiros pertencentes aos municípios.

Nos últimos dias, a Caixa Econômica Federal solicitou auxilio da FECAM para informar sobre um novo golpe aplicado envolvendo as prefeituras, utilizando o GOVCONTA.

O modo de atuação dos hackers costuma ser o mesmo. Ligam para as prefeituras passando-se por servidores da Caixa, descobrem as informações de usuário e senha e, após, acessam e movimentam os recursos pelo canal (ferramenta de  gestão bancária).

Importante: a Caixa alerta os usuários do GOVCONTA de que não solicita atualização de dados por telefone ou e-mail. Portanto, todos devem ficar atentos para não caírem neste golpe.

 

Políticas de Segurança

Já no mês de janeiro, preocupada com os constantes ataques por intermédio de especialmente por intermédio de ferramentas de gestão bancária, a FECAM, emitiu alerta com diversas orientações.  Esse alerta pode ser acessado aqui

Do mesmo modo, a FECAM disponibilizou aos munícipios o modelo de Regulamento Interno sobre Políticas de Segurança da Tecnologia da Informação, desenvolvido pela equipe responsável pelo Plano Diretor em Tecnologia da FECAM (PDTI/FECAM).  – Confira o estudo em anexo. 

Além disso a entidade prepara para o próximo período um Seminário para auxiliar  e  apoiar os municípios para os desafios da proteção de dados e bens públicos, e reitera que a eficiência na gestão tecnológica reside na implementação de uma cultura comportamental, na instalação de rotinas de segurança e treinamento.

Apoio a  municípios que  perderam  recursos

Existem municípios catarinenses que   tiveram recursos sacados de suas contas nos últimos  meses. A esses municípios, a FECAM tenta prestar auxílio e intermediará junto aos agentes financeiros para que sejam tomadas fortes medidas em relação ao assunto nas próximas horas.

Fecam

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-