segunda-feira, 10 agosto 2020 - 3:03

Febre Amarela: Ministério da Saúde inclui vacina de reforço para crianças de 4 anos

Os pequenos que já tomaram a dose da vacina, agora terão direito ao reforço aos quatro anos de idade. A medida foi estabelecida pelo Ministério da Saúde no último mês e já está sendo colocada em prática. Além disso, há preocupação em ressaltar a importância da prevenção, por meio da vacinação, para todos os habitantes, já que o primeiro caso do ano no estado foi confirmado.

Um homem, 47 anos, do norte do estado, faleceu na última sexta-feira (24) sendo confirmado, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), como 1º caso humano de febre amarela. Durante o ano de 2019, Santa Catarina registrou dois casos, também no norte do estado, e ambos pacientes morreram. Já em Tubarão não houve relatos.

 

Dados do município

No ano anterior, a Fundação de Saúde realizou diversas campanhas para imunizar os tubaronenses e conseguiu atingir 70% da cobertura vacinal prevista, somatizando mais de 65 mil doses aplicadas. Porém, ainda faltam um pouco mais de 16 mil.

 

Para intensificar e conseguir atingir a cobertura esperada, 95%, os profissionais pedem para que as pessoas não esperem e se imunizem. “Não temos uma meta específica, mas queremos vacinar o máximo possível de pessoas e continuar orientando e alertando sobre a doença”, ressalta o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol.

É importante ressaltar que só a vacina é capaz de proteger contra o vírus. As doses podem ser encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que possuem a Sala de Vacina, confira aqui. E também na Policlínica Central, que possui o horário de funcionamento das 8 às 22 horas, com distribuição de senhas até 21 horas e sem fechar ao meio-dia.

Sobre a doença

1. O que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença causada por um vírus, que é transmitido pela picada de um mosquito fêmea infectado. Em áreas urbanas, o mosquito transmissor pode ser o Aedes Aegypti, o mesmo da dengue.

2. Quais os sintomas da febre amarela?

Os principais sintomas são: febre, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, tonturas, mal-estar, icterícia e vômitos.

3. A dose da vacina vale por quanto tempo?

Segundo o Ministério da Saúde, uma dose equivale para toda vida. Uma vez vacinada a pessoa já está imune.

4. Possui reação adversa?

São poucos os casos de pessoas que obtiveram reação a vacina. O que pode acontecer, de 5 a 10 dias depois da vacinação, sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular. Já as reações de hipersensibilidade são raras, e geralmente atribuídas às proteínas do ovo contidas na vacina, aos alérgicos.

5. Quem pode tomar a vacina?

Todas as pessoas que estão na idade preconizada, que vai de 9 meses até 59 anos, e que nunca tomaram a vacina, podem receber a aplicação da mesma.

6. Quem não pode tomar a vacina da febre amarela?

Em pacientes com doenças cardiovasculares, crianças menores que nove meses, paciente com doenças renais, grávidas ou mulheres que estão amamentando, transplantados, pessoas com mais de 60 anos, pessoas com sistema imunológico deprimido, portadores de HIV, pacientes que fazem tratamento com corticoide e alérgicos a ovo e gelatina bovina.

7. A febre amarela tem cura?

Não existem medicamentos específicos para a cura da doença, apenas que tratem os sintomas. O próprio sistema imunológico do paciente elimina o vírus do organismo.

Secom Tubarão

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-