A Polícia Civil, através do Serviço AeroPolicial- SAER e do Serviço Aeromédico do Sul- SARA SUL, realizou na manhã desta quinta-feira (15) a busca, localização, resgate e atendimento médico de quatro jovens e dois cães que haviam se perdido na mata fechada próxima a barragem do rio são bento, em Nova Veneza, a cerca de 30 km de Criciúma, no Sul do Estado.
Na tarde de quarta-feira (14), os jovens foram realizar uma trilha, mas acabaram se perdendo e avançando para dentro da mata. À noite, os familiares foram com profissionais do Corpo de Bombeiros, mas não conseguiram localizá-los. Com sinal de celular que por vezes permitia alguma comunicação, conseguiram informar um ponto de referência para a equipe do SAER começar as buscas, às 6h desta quinta-feira.
Após a varredura no perímetro foi possível encontrá-los quando foi constatado um movimento mínimo em uma copa de árvore que estava balançando por iniciativa dos próprios jovens.
Após a localização foi confirmado que todos estavam bem e começou a operação de salvamento. O tripulante operacional desceu por rapel, realizou o exame primário em todas as vítimas e começou a retirada individual dos jovens após constatar que todos estavam em ótimas condições.
A operação se desdobrou em 4 manobras de extração, onde a vítima era conectada ao tripulante operacional. Após a aeronave, que estava pairando sobre o local, começar a ganhar altitude e içar a vítima e o tripulante, realizando o trajeto de quase 2 quilômetros até encontrar um local seguro para pouso.
Atendimento
As vítimas após o resgate foram atendidas pela equipe médica do SARA SUL que trabalha junto ao SAER SUL da Polícia Civil e possui todos os equipamentos de uma UTI Móvel. Após serem examinados constatou-se estarem sem ferimentos e com excelente estado emocional e foram liberados para seus familiares.
Os cães também não registraram nenhum ferimento e estão bem. Eles permaneceram imóveis durante o deslocamento, auxiliando a operação.
O pai de uma das vítimas destacou o relato de seu filho, o primeiro a ser resgatado, que mencionou a tranquilidade e a segurança que o tripulante operacional os abordou quando desceu no rapel. Não houve qualquer intercorrência na missão.
PCSC