26 setembro 2020 - 3:18

Ensino superior com bolsa de estudo é possível no Unibave

A possibilidade de estudar em um curso superior com benefícios que garantam parte ou integralmente a mensalidade é um diferencial importante para pessoas que não tem poder aquisitivo suficiente para arcar com as despesas mensais. Atualmente, o Centro Universitário Barriga Verde – Unibave, é uma das instituições como o maior percentual de beneficiários entre seus estudantes no estado de Santa Catarina.

Atualmente, o Unibave possui mais de 71% dos acadêmicos com algum tipo de bolsa de estudo, parcial ou total. Além disso diversos estudantes contam com benefícios de desconto financeiro ou mesmo participação em programas que promovam o desenvolvimento regional por meio de formação correlata ou ainda programas de bolsas, com auxílio financeiro, como é o caso do Pibid para as licenciaturas.

Essa postura de incentivo ao acesso e permanência de estudantes no ensino superior é o compromisso social do Unibave, “Respeitamos e reiteramos a premissa de sermos comunitários, atuamos como interlocutores para buscar benefícios aos nossos estudantes para termos uma região cada vez mais desenvolvida”, destacou o reitor da instituição, Elcio Willemann.

O dirigente destacou ainda que para 2020 já estão em negociação diversas possibilidades de apoio financeiro para auxiliar as pessoas a estudarem. “Buscaremos manter o mesmo volume de bolsas e benefícios para o próximo semestre, contanto com apoio governamental e também diversas modalidades de incentivo bancadas pela própria instituição”, completou Willemann.

A coordenadora do Apoio ao Estudante, Ana Paula Debiasi, também destaca a importância das bolsas e descontos para a inclusão social à Universidade. “Se não tivesse essas bolsas muitas pessoas não poderiam estar tendo acesso ao Ensino Superior. Eu vejo como uma oportunidade muito grande para que eles entrem no Ensino Superior, até porque há um tempo atrás não havia isso e era muito mais difícil. Hoje em dia só não estuda a pessoa que não quer estudar, porque formas existem muitas. Também não tem mais idade. Em qualquer idade pode vir estudar e tem esses benefícios de bolsas e descontos. É uma oportunidade muito boa e está aberto para todo mundo”, ressalta a coordenadora.

Ana Paula listou e explicou como funciona cada Bolsa de Estudos. Confira:

ProUni

O Programa Universidade Para Todos – ProUni é um recurso do Governo Federal que concede bolsas de estudos de 50% e 100%. Para ser contemplado pela Bolsa é preciso ter realizado o Enem no último ano e também comprovar a renda.

“Para concorrer ao ProUni é preciso ter feito o Enem no ano anterior ao que se vai usar a bolsa. A pontuação mínima é 450 na prova objetiva e não zerar na redação. Os cursos também têm a nota de corte, então geralmente ela é maior que 500 pontos. Em janeiro abre as inscrições no próprio site do ProUni. Durante a inscrição o candidato vai selecionar a instituição e o curso que ele quer. Conforme a nota que ele tirou no Enem vai ser habilitado o percentual que pode concorrer. Durante o cadastro ele coloca a renda. Para concorrer a 100% a renda é 1,5 salários mínimos por pessoa. Para 50% é 3 salários mínimos por pessoas”, explica Ana Paula.

Após a inscrição os candidatos classificados precisam levar a documentação até a instituição de ensino para comprovar os dados do cadastro. A instituição faz a análise e se a renda estiver atendendo os requisitos do ProUni, o estudante garante 50% ou 100% de bolsa até o fim da graduação.

A coordenadora ressalta que “o ProUni é diferenciado, porque cada curso tem um número x de bolsas, diferente dos outros recursos que é dividido para todos os cursos e é por carência”.

 

Bolsas do Programa Uniedu

O Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – Uniedu reúne três modalidades de bolsas com recursos estaduais. As opções são as Bolsas do Artigo 170, Artigo 171 e Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional).

Em todas essas opções o aluno se inscreve na primeira semana de aula, mas já deve estar inscrito em um curso na instituição. A inscrição pode ser feita por meio do VEM Unibave, no site www.unibave.net, até o próximo dia 1° de dezembro.

Para concorrer as bolsas é preciso fazer um cadastro no site do Uniedu. “Os candidatos entram no site do Uniedu e preenchem um cadastro socioeconômico com dados pessoais e familiares. Com base nesse cadastro vai ser gerado um índice de carência. Quanto menor o índice mais chances os candidatos têm de estar ganhando a bolsa. Após esse processo, eles trazem a documentação para análise que dura uns 30 dias. O resultado sai por volta do mês de abril. Então o aluno tem que estar ciente que, se ele passou pelo VEM Unibave ou pela Acafe, tem que estar programado de janeiro até abril para pagar a matrícula e as mensalidades até o resultado da bolsa”, explica a coordenadora.

O valor das mensalidades pagas nos primeiros meses é ressarcido ao estudante de acordo com o percentual ganho na bolsa de estudos.

Bolsa de Estudo do Artigo 170

Essa opção oferece no mínimo 25% de desconto no valor das mensalidades. A coordenadora Ana Paula explica que durante 2019 “o percentual de desconto concedido aos alunos foi de 30% a 40% para bolsas de estudo e para bolsas pesquisa o valor era de R$ 600 fixos. Como esse ano houve um aumento muito considerável de valor dos recursos de bolsa, os alunos do segundo semestre conseguiram um valor de até 70% em estudo e os alunos de pesquisa ficaram com um valor de até 80%”, detalha.

A Bolsa de estudo do Artigo 170 é válido por seis meses e pode ser renovado por mais seis meses. Para renovar a bolsa é preciso cumprir 20 horas de ação social no semestre. “Então se ele cumpriu as 20 horas de ação social, não reprovou em mais de uma disciplina no semestre e continuou mantendo os critérios de manutenção, automaticamente ele continua recebendo. Mas quando chega o próximo ano ele não tem mais o benefício, porque o recurso é anual. Para ganhar novamente a bolsa, o aluno precisa fazer uma nova inscrição e fazer um novo processo a cada ano de faculdade”, conta Ana.

Bolsa de Estudo do Artigo 171

Nesta modalidade o aluno ganha 100% de desconto da mensalidade durante todo o curso. Para manter a bolsa integral não é preciso cumprir as horas de ação social, mas o acadêmico não pode reprovar em nenhuma disciplina e também não pode trancar nenhuma.

O valor da bolsa é de um salário mínimo vigente no ano anterior. Então esse valor é pago ao acadêmico durante o curso para que ele desenvolva uma pesquisa científica com orientação de um professor.

 

Proesde

O Preoesde é uma nova modalidade de bolsa. Nela o aluno se matricula gratuitamente em um curso de extensão oferecido todo sábado pela instituição. “A diferença do Proesde é que o acadêmico não precisa ser carente para estar concorrendo. Ele entrega a documentação solicitada e ele concorre através de um sorteio”, diz Ana.

No Proesde Licenciatura podem participar os cursos de Educação Física e Pedagogia. Nessa modalidade, o acadêmico de Licenciatura ganha 100% de desconto na mensalidade e ele participa desse curso de extensão durante um ano. Os bolsistas desenvolvem um projeto dentro das necessidades da região.

No Proesde Desenvolvimento todos os cursos podem participar e eles também desenvolvem um projeto visando as necessidades da região.

 

Bolsas concedidas por Prefeituras

As Prefeituras de Orleans e de São Ludgero também ofertam bolsas para moradores dos municípios. Para conseguir a bolsa é preciso estar morando nas cidades a pelo menos três anos.

No caso de Orleans, os candidatos precisam ter renda bruta de até 1,5 salários mínimos por pessoa. A bolsa contempla pelo menos 30% da mensalidade.

Em São Ludgero a renda bruta é de até 1,5 salários mínimos por pessoa e a bolsa contempla pelo menos 50% do valor das mensalidades.

 

Desconto para membros de instituições

Várias instituições também têm convênio com o Unibave e conseguem descontos nos valores da mensalidade. Entre elas estão a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, as prefeituras de Treze de Maio e Nova Veneza.

Os interessados em ingressar em um dos cursos disponíveis no Unibave ainda podem garantir uma vaga pelo VEM Unibave, por meio do site www.unibave.net, até o próximo dia 01 de dezembro.

 

Inscrições para graduações do Unibave estão abertas

Para os interessados, as inscrições para cursos de graduação no Unibave ocorrem até o dia 1° de dezembro pelo site www.unibave.net. A inscrição pelo VEM Unibave é importante para conseguir concorrer as bolsas e descontos no primeiro mês de aula do semestre 2020.

Time de Comunicação e Marketing

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-