3 dezembro 2020 - 8:14

Em visita ao estado, ministro da Saúde elogia política catarinense de enfrentamento à pandemia

O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participou de uma reunião de trabalho com o governador Carlos Moisés e outras autoridades catarinenses na Casa D´Agronômica na manhã desta quarta-feira, 22. Durante o encontro, que durou aproximadamente duas horas, Pazuello elogiou a política catarinense de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Ele destacou que o resultado do trabalho pode ser comprovado pelo fato de Santa Catarina possuir uma das mais baixas taxas de letalidade do país.

O governador Carlos Moisés salientou que o Governo do Estado tem atuado em parceria com o Ministério no combate à pandemia. Ele agradeceu a presteza do Governo Federal em habilitar os leitos de UTI que foram criados para fazer frente à demanda diante dos casos do novo coronavírus.

“A vinda do ministro demonstra toda a atenção do governo do presidente Jair Bolsonaro com Santa Catarina. Essa é uma parceria que vem sendo instituída desde o começo da pandemia. Sempre que solicitamos, temos tido a atenção do Ministério na habilitação dos leitos de UTI. Inclusive tivemos mais 40 leitos habilitados nesta quarta-feira. Essa parceria entre o Estado e Governo Federal é fundamental para salvarmos vidas, e é isso que estamos fazendo”, destacou o governador.

O ministro Pazuello ressaltou que já conhecia o trabalho realizado pelo Governo do Estado e garantiu que o Ministério da Saúde fará o necessário para garantir o enfrentamento da doença em Santa Catarina.

“Estou, de verdade, bem impressionado. Não que nós já não soubéssemos das medidas e de como as coisas estão acontecendo, mas conversar, assistir a apresentação e verificar o nível de gestão do Estado como um todo, por tudo isso eu acho que Santa Catarina está no caminho certo”, destacou o ministro.

Pazuello também garantiu ao governador que o ministério está atuando para realizar nova compra de medicamentos para o kit intubação, necessários para os pacientes internados em leitos de UTI.

Apresentação ao ministro

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, fez uma apresentação à comitiva ministerial sobre todas as ações realizadas até o momento pela administração estadual para combater a pandemia. Ele destacou a expansão em 70% da quantidade disponível de leitos de terapia intensiva.

“As autoridades do Ministério têm nos ajudado muito nesse enfrentamento. Fizemos uma apresentação do que aconteceu até agora, com o nosso planejamento desde o início e as propostas daqui para frente. O que fica de positivo nesse primeiro contato é perceber que existe esse alinhamento e que o Governo Federal reconhece a eficiência de Santa Catarina no combate à Covid-19”, disse Motta Ribeiro.

Também participaram da reunião de trabalho na Casa D´Agronômica os senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello, os deputados federais Daniel Freitas e Carmen Zanotto, a vice-governadora Daniela Reinehr, secretários de Estado, além dos integrantes da comitiva ministerial.

Pela tarde, o ministro da Saúde participará de outra reunião no Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) com outras autoridades sanitárias de Santa Catarina. Está prevista ainda uma entrevista coletiva.


Por Leonardo Gorges – Assessoria de Imprensa – SECom

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
a href="#">
-Anúncio-