18 setembro 2020 - 8:21

Em apenas cinco meses, Orleans registra dez denúncias de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Nesta segunda-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  Com o intuito de preservar a inocência e prevenir, profissionais alertam sobre a importância de ficar atento ao comportamento, bem como realizar denúncias. Em Orleans, em apenas cinco meses o Conselho Tutelar recebeu dez denúncias.

Conforme a coordenadora do Conselho Tutelar de Orleans, Cilane Furlan Redivo em 2019 foram registradas 20 denúncias. Em 2020, em cinco meses o município já registou metade dos casos de um ano inteiro. “Recebemos essas denúncias e após encaminhamos para a Delegacia de Polícia Civil onde é realizado um Boletim de Ocorrência (BO), para posteriormente dar início nas investigações e tomar as medidas cabíveis”, detalha a coordenadora que ainda frisa sobre a importância de realizar denúncias. “Sempre que houver suspeita, ou confirmação é necessário denunciar, pois muitas vezes as vítimas sofrem caladas. Denunciar é um ato de proteção”, pontua.

Redivo também relata a importância de pais e/ou responsáveis ficarem atentos a mudança de comportamento. “Geralmente não é apenas um sinal, mas um conjunto. Além disso, vale lembrar que muita violência ocorre dentro do próprio lar, local onde deveriam estar protegidos”, diz.

Para ter a identidade preservada, o autor da denúncia pode entrar em contato através do Diques 100 de forma anônima. Após, as denúncias serão analisadas e encaminhadas aos órgãos competentes. O Conselho Tutelar, no entanto é considerado a porta de entrada nas situações que envolvem crianças e adolescentes. “O acesso ao Disque 100 pode ser feito gratuitamente através de ligação no número 100, por e-mail: disquedireitoshumanos@sdh.gov.br, portais www.direitoshumanos.gov.br e www.disque100.gov.br, entre outros” conclui a coordenadora.

Por: Thaise Américo Vieira (JORNALISTA – 5892 JP/SC)

 

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-