O Conselho Municipal de Saúde de Orleans (CMS) elegeu sua nova mesa diretora para o biênio 2018-2020, em reunião realizada na sexta-feira, dia 29 de junho.
Foram eleitos Adalberto Alves de Castro como Presidente; Mirele Debiasi Vice-presidente; Giseli Pizoni 1º Secretária e Cristiane Vavassori como 2º Secretária.
A eleição do Conselho Municipal de Saúde é extremamente importante para fortalecer o controle social e as políticas públicas que tanto beneficiam o cidadão, os usuários e trabalhadores da nossa rede municipal de saúde.
O Conselho Municipal de Saúde de Orleans – CMS – foi criado e é embasado nas Leis nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 e pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Tem entre suas funções ser um órgão fiscalizador da gestão da saúde, possuindo um caráter deliberativo e consultivo.
O Conselho Municipal de Saúde é órgão importante e de ligação direta com o SUS. A importância da atuação do Conselho Municipal é, portanto, inestimável, porque garante a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na sua cidade.
A organização dos Conselhos de Saúde não se dá apenas no plano municipal, mas também nas esperas estaduais e enfim o Conselho Nacional da Saúde (CNS), um conhecimento fundamental para o secretário do SUS.
Entre as funções do Conselho está elaborar e controlar a execução da política pública da saúde regional, o Conselho Municipal de Saúde possui as seguintes responsabilidades:
Controlar o dinheiro da saúde;
Monitorar a execução das ações na área da saúde;
Participar da formulação das metas para a área da saúde;
Reunir-se ao menos uma vez por mês;
Acompanhar as verbas que são encaminhadas pelo SUS e também os repasses de programas federais;
Por: Gerciana Ascari – Imprensa News Sul